Os mercadinhos de Natal

Mercadinho de Natal

Os famosos mercadinhos de Natal acontecem em várias cidades italianas.

Os mais conhecidos são, sem dúvida, aqueles que acontecem na região de Trentino Alto Ádige, mas cada região conta com um, pelo menos nas grandes cidades (Milão, Florença, Roma, Taormina).

Nesses mercatini, como chamam os italianos, são oferecidos produtos enogastronômicos e objetos artesanais. Além disso, cria-se uma atmosfera que envolve todos que estão na região.

É possível percorrer várias mercadinhos durante a época do Natal, basta escolher bem o roteiro.

Dos mercadinhos da região do Alto Ádige, os mais famosos são os da cidade de Bolzano, Vipiteno, Merano, Trento e Brunico.

Quem está em outras regiões italianas, poderá encontrar mercadinhos de Natal nas seguintes cidades: Bolonha, Cervia, Lucca, Florença, Pisa, Carrara, Palazzuolo sul Senio, Torrita di Siena, Teramo, Ancona, Roma, Nápoles, Bari, Taormina, Milão, Verona, Turim, Perugia, entre outras.

Na capital italiana, o mercadinho acontece na Piazza Navona, onde as pessoas encontram várias opções gastronômicas, incluindo meias recheadas de doces, além de decorações para árvores de Natal.

Em Firenze, a festa acontece na Piazza Santa Croce e o mercadinho é em estilo alemão (como acontece na região do Alto Ádige), chamado Weihnachtsmarkt. São várias barraquinhas para encontrar presentes e produtos típicos alemães.

Os mercadinhos em Turim, normalmente, acontecem desde o final de novembro até metade de janeiro pelas ruas e praças da cidade. Além de produtos típicos, ainda acontecem apresentações de arte, música, teatro e dança.

Para quem estiver na região norte, aqui vão as datas de funcionamento de alguns mercadinhos:

Bolzano

O maior e mais famoso da Itália acontece de 26 de novembro de 2015 a 6 de janeiro de 2016. Recomenda-se provar o Zelten e comprar os produtos artesanais em madeira ou cerâmica.

Merano

A cidade que fica apenas 30 km de Bolzano oferece produtos variados, com especialidade em produtos puramente biológicos. Funcionará de 27 de novembro de 2015 a 6 de janeiro de 2016. Não deixe de provar o strudel de maçã.

Trento

Apesar de ficar quase no fim da região, Trento ainda tem vista para os Alpes. O mercadinho famoso por seu lado culinário funciona de 21 de novembro de 2015 a 6 de janeiro de 2016. Para provar: queijo Trentigrana e uma garrafa de vinho vai sempre bem.

Rovereto

Perto de Trento, Rovereto oferece uma incrível atmosfera de Natal: as casas adornadas, as luminárias, a árvore decorada. Ele funciona na mesma época que o de Trento e recomenda-se provar o marzemino e um queijo com mel.

Aosta

A cidade que fica na região oeste da Itália, com Alpes, tem um famoso mercado com um ar mais francês. Ele funcionará de 28 de novembro de 2015 a 6 de janeiro de 2016. Provar o queijo Bleu d’Aoste é quase obrigação!


Passar o Natal na Itália: quero também!

Este post foi programado, pois atualmente estou em mini férias. Comentários, erratas, entre outros serão verificados após o dia 05 de janeiro de 2016. Para não perder as postagens, acompanhe o blog no Facebook, Twitter, Google+ e Instagram. Desejo a todos um ótimo Natal e uma passagem de ano maravilhosa! Nos vemos em 2016 ;)

Foto: Mercadinho de Natal na Itália (Reprodução)

Anúncios

Um comentário sobre “Os mercadinhos de Natal

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s