Roteiro: Turim em 1 dia!

Roteiro: Turim em 1 dia! por Una lucciola...

Ah, Turim ♥

A cidade é extremamente importante por ter sido casa da família real, então o que mais você vai ver pela cidade são palácios reais maravilhosos, que abrigaram reis e rainhas durante o Reino da Itália.

O primeiro rei da Itália unificada, Vittorio Emanuele II, nasceu em Turim, em um dos palácios que hoje é um museu.

Um dia é muito pouco para a cidade. Recomendo ficar pelo menos três. Até porque a região do Piemonte tem muita coisa legal e perto da cidade tem vários outros pontos interessantes.

Mas se um dia é tudo o que você tem, como eu, dá para conhecer os principais pontos da cidade.

MANHÃ

Se você partir da estação de trem, é só seguir em linha reta e você passará pelos principais pontos da cidade.

Comece pela Piazza San Carlo, conhecida como sala de estar de Turim. Nela, existem duas igrejas conhecidas como “chiese gemelle“, mas elas não são TÃO gêmeas assim (uma delas tem campanário). As duas são pequeninas, mas bem bonitas por dentro.

Ande pelos cafés históricos mais relevantes da cidade e procure pelo Touro de Ouro (que eu não achei, rs).

Siga reto pela via Roma até chegar a Piazza Castello com o imponente Palazzo Madama e a Piazza Reale ao fundo. O Palazzo Reale é apenas a porta de entrada para o complexo chamado Polo Reale, que envolve a biblioteca, armaria, Galleria Sabauda, museu arqueológico e os quartos reais.

O complexo é grande e o ingresso custa €12,00 para visitar os cinco museus. Se decidir entrar, tenha em menta que levará pelo menos duas horas para percorrer tudo.

Se você pegar a rua à esquerda, chegará no Duomo di Torino, a catedral que abriga o Santo Sudário. A igreja não é tão trabalhada, mas tem a importância de ser a casa do sudário.

Continuando a esquerda, você chegará ao Mercato di Porta Palazzo, o maior mercado aberto da Europa. Ali, vende-se de tudo. Dê uma olhada, sinta o clima e se quiser, almoce em alguma das barracas ou nas lojas do mercado fechado.

Se não, continue reto para a Piazza della Consolata e prove a bebida típica da cidade no café que a teria inventado, Al Bicerin. A bebida se chama “bicerin” mesmo e é uma mistura de café, chocolate e nata.

TARDE

Volte ao centro e passe pelo Palazzo Carignano, um belíssimo prédio que atualmente é o museu do ressurgimento italiano e foi onde Vittorio Emanuele II nasceu.

Descendo a rua, você chegará ao Museo Egizio, a principal coleção de peças egípcias fora do Cairo. Minha dica é: se você for escolher um único museu, que seja esse. Mas isso vai muito de gosto. Se você for em um final de semana, talvez seja interessante comprar o ingresso com antecedência para evitar filas. Reserva duas horas para esse museu.

Seguindo reto pela mesma rua, existe a Bottega Guido Gobino que se gaba por ter o melhor chocolate da cidade. Lembrando que o gianduja nasceu em Turim. Passe nem que seja para degustação apenas.

NOITE

Da Bottega, passe pelo símbolo da cidade, a Mole Antonelliana, famosa torre que hoje abriga o Museu Nacional do Cinema. Se estiver com tempo, pegue o elevador panorâmico. Ele funciona até às 20:00 em dias normais (fechado às terças) e às 23:00 aos sábados.

De lá, prossiga para conhecer os famosos Murazzi, que nada mais são que os calçadões em volta do rio Po. Conheça o famoso apericena. Você paga um valor fixo e pode pedir um aperitivo e um prato principal.

… … … … …

Com certeza será um dia corrido, mas o essencial de Turim terá sido feito!

Importante lembrar que as atrações fecham em dias diferentes, e Turim ainda conta com alguns museus sobre carros, já que é onde nasceu a FIAT. Vá adaptando conforme seus gostos e horários de funcionamento ;)

MAIS SOBRE TURIM?
Não fiz tudo isso, mas aproveitei bem. Saiba como foi meu dia na cidade.

Foto: Piazza San Carlo em Turim por Una lucciola…

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s