#Eurotrip2015: dia 7

#Eurotrip2015: dia 7 por Una lucciola...

headphone Para ler ouvindo: I’m Looking Through You – Beatles
“Eu achava que te conhecia, o que eu sabia? Você não parece diferente, mas você mudou. Estou olhando através de você, você não é a mesma”.

Dia de mais uma partida, de uma Innsbruck que vai deixar muitas saudades. Só não sei se os austríacos vão sentir saudades da louca que andava pelas ruas com fone de ouvido dançando animada.

Se você esteve em Innsbruck nesse período e viu essa louca: prazer, eu.

O dia amanheceu como os outros: nublado. Achei impressionante como os dias em Innsbruck foram todos iguais: muito encobertos, mas logo abria o sol, e quando ele abria – que espetáculo! Enquanto esperava o trem, o céu já mostrava que o dia seria lindo.

Peguei outro Eurocity que acabou se atrasando 10 minutos. Eu estava congelando de frio na plataforma. Nesse, eu não consegui marcar o assento, então tinha que procurar um lugar. Achei em um vagão cheio de italianos.

E daí você já vê a diferente entre germânicos e italianos: ô povo que fala alto e xinga, meu Deus! rs. Deu um problema na passagem deles e, Senhor, eu ouvia os palavrões de dentro do trem (e eles estavam do lado de fora). Fora que fumam. Os alemães fumam bem menos que os italianos. Uma parada e já desciam para fumar.

O meu próximo destino era uma cidade no norte da Itália, que eu tinha muita vontade de conhecer: Bolzano/Bozen, na região de Trentino-Alto Ádige.

Bolzano Bozen

Bolzano Bozen

Uma transição lenta entre Alemanha e Áustria, e a Itália, já que as cidades da região do Alto Ádige pertenceram à Áustria, tanto que as cidades têm dois nomes, um italiano (Bolzano) e outro alemão (Bozen) e falam os dois idiomas.

Eu diria que uma Itália quase irreconhecível não fosse o idioma. A paisagem é completamente diferente do que eu estava acostumada. Ainda é uma cidade cercada pelos Alpes, então o visual é muito parecido com o de Innsbruck, ou seja, muito bonito.

Ainda com vista para os Alpes!

Ainda com vista para os Alpes!

Cheguei na hora do almoço e o que me lembrou de eu estar na Itália foi o fato de as pessoas estarem lagartando no sol esse horário. Acho isso tão curioso. Claro, isso é qualidade de vida. Quisera eu poder ficar duas horas do meu dia fazendo nada no almoço… rs.

Piazza Walther

Piazza Walther (e esse céu?)

A Piazza Walther é o centro da cidade, onde eles montam o famoso mercado de Natal agora no fim do ano. Infelizmente, isso só acontece no final de novembro, então não consegui conhecer o famoso mercado deles.

A catedral e suas telhas coloridas

A catedral e suas telhas coloridas

Até a catedral é diferente: com suas telhas coloridas em verde e amarelo. A Via dei Portici, rua famosa, virou um grande centro de compras com lojas dos dois lados. Ao final dela, chega-se a Piazza delle Erbe, um mercado de rua famoso que já comentei aqui.

A estreita Via dei Portici

A estreita Via dei Portici

Eu adoro mercados de rua! As opções de compras são frutas, verduras, flores, pães, frutas secas, queijos, linguiças. Trouxe duas maçãs para casa porque as maçãs dessa região são famosas. A diferença na cor é gritante e são bem cheirosas :0)

Piazza delle Erbe <3

Piazza delle Erbe <3

Na parte de museus, a grande atração fica por conta do Museu Arqueológico porque ele tem uma múmia de mais de 5.300 anos, o Ötzi, que foi achado nas neves e foi conservado perfeitamente por conta do gelo.

Como Ötzi seria

Como Ötzi seria

E o alemão predomina... rs

E o alemão predomina… rs

Praticamente, todo o museu gira em torno dele, contando desde a história de sua descoberta até como eles fazem para manter o corpo em perfeito estado. Ele está exposto em uma câmara controlada e a gente pode ver através de uma janelinha.

Achei o museu incrível. Muito explicativo e interativo, ótimo para crianças. Aliás, os museus de Bolzano são muito explicativos. Visitei também o Museu Cívico e só tinha eu lá dentro, então a guia praticamente me ofereceu um tour privado. O pessoal que trabalha em museu lá é bem atencioso.

A lindíssima Ponte Talvera

A lindíssima Ponte Talvera

Dos museus (um fica do lado do outro), já é possível avistar a Ponte Talvera, provavelmente a mais famosa e mais bonita da cidade. Ao final dela, existe a Piazza della Vittoria, que foi construída durante o período fascista para deixá-la mais italiana. Sim, essa é a parte mais “italiana” da cidade.

O controverso monumento

O controverso monumento

O monumento até hoje provoca sentimentos controversos. Tem gente que quer que ele seja destruído por representar um péssimo período, outros não. Embaixo dele, fica um museu que explica toda a história de sua construção. Ele é gratuito #ficadica.

Destruir ou conservar?

Destruir ou conservar?

Andando mais uns 10 minutos, chega-se ao bairro de Gries, onde existe um antigo convento. Ele foi saqueado durante uma guerra em 1525, depois devastado nas guerras napoleônicas até ser doado ao imperador da Áustria em 1845.

A igreja e convento de Gries

A igreja e o convento de Gries

Hoje é possível visitar apenas sua igreja, igual as igrejas austríacas: entre a porta e uma grade de proteção, rs. Mas ela é bem bonita (ou pelo menos parece, olhando assim de longe, rs).

Separados por uma grade!

Separados por uma grade!

Bolzano é uma cidade bonita, talvez seja mais austríaca do que italiana mesmo, com elementos dos dois países. Tive a impressão do alemão ainda predominar como língua principal, mas todos falam italiano, claro.

Saudades desse doce que eu não sei o nome, rs

Saudades eternas desse doce que eu não sei o nome, rs

PS.: frustração do dia: não encontrar uma gelateria. Porque um lugar que oferece almoço, café, janta e gelato NÃO É uma gelateria. Mas encontrei essa belezinha acima que, ó céus! Alguém sabe o nome disso? Estava em alemão… rs

Fotos: Bolzano/Bozen por Una lucciola…

Anúncios

2 comentários sobre “#Eurotrip2015: dia 7

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s