Escola de Atenas e seus personagens

Escola de Atenas de Rafael Sanzio

*clique para ampliar*

Escola de Atenas é um afresco de Rafael Sanzio feito entre 1509 e 1511, que fica na Stanza della Segnatura, um dos quatro quartos do Vaticano pintados por ele, que atualmente fica dentro dos Museus do Vaticano.

O Papa Giulio II, logo após assumir o posto de Papa, não quis ocupar o quarto de seu antecessor e escolheu um dos quartos no piso superior. Ele quis redecorar e entre os artistas que ele chamou para tal trabalho, estava Rafael Sanzio.

O Papa concedeu a ele os apartamentos e tudo que tinha sido feito antes, no caso por Piero della Francesca, foi destruído. Rafael não teria gostado nada disso, mas seguiu as ordens do Papa.

Esse afresco em particular é uma das pinturas mais famosas de Rafael, sendo considerada sua obra-prima e um clássico do Renascimento, e representa a Academia de Atenas. Ele também representa como o Renascimento via a filosofia e a vida intelectual da Antiga Grécia.

De todo quadro, são 48 figuras, sendo que em 22 delas é possível identificar filósofos, e 9 deles foram pintados com o rosto de personagens contemporâneos, e Rafael incluiu a si mesmo na pintura também.

Platão e Aristóteles, os dois principais filósofos da antiguidade ficam no centro da pintura, nos números 14 e 15. Rafael representou Platão com o rosto de Leonardo da Vinci, e com o dedo voltado para cima, o Bem (a ideia das ideias), subentendendo-se que o objeto da busca filosófica é a ideia do Bem.

Já Aristóteles tem o braço direito erguido pela metade para indicar o processo oposto e complementar ao de Platão: o retorno do mundo inteligível, onde se encontrou a ideia do Bem. Há quem tenha encontrado um paralelismo na figura dos dois filósofos com os dois apóstolos, Pedro e Paulo.

Os filósofos do afresco são:

  1. Zenão de Cítio ou Zenão de Eleia
  2. Epicuro
  3. Desconhecido
  4. Anicius Manlius Severinus Boethius ou Anaximandro ou Empédocles
  5. Averroes
  6. Pitágoras
  7. Alexandre, o Grande
  8. Antístenes ou Xenofonte
  9. Hipátia
  10. Ésquines ou Xenofonte
  11. Parménides
  12. Sócrates
  13. Heráclito
  14. Platão
  15. Aristóteles
  16. Diógenes de Sínope
  17. Plotino
  18. Euclides ou Arquimedes
  19. Estrabão ou Zoroastro
  20. Claudio Tolomeo
  21. Protogenes
  22. Apeles

Vasari mencionou que a figura 3 representaria Federico II Gonzaga, o primeiro duque de Mantova. O arquiteto e pintor italiano Bramante teria sido representado na figura 18 e o próprio Rafael teria se pintado na figura 22.

Além de Leonardo, acredita-se ser Michelangelo no papel de Heráclito (13). Outros pintores italianos que podem ter sido representados no afresco seriam Sodoma (9 ou 21), Pietro Perugino (21), Timoteo Viti (21) e Bastiano da Sangallo (15 – ele era conhecido como Aristotile pelos italianos).

Os literários e humanistas italianos Tommaso Inghirami e Baldassarre (também diplomata) teriam sido representados nas figuras 2 e 19, respectivamente.

Rafael nunca confirmou nenhum dos personagens.

Também de acordo com Vasari, Bramante, que pode ter sido representado no afresco (18) e foi o arquiteto responsável pela reconstrução da Basílica de São Pietro, teria ajudado Rafael a imaginar a arquitetura do prédio na pintura.

Reza a lenda que ele teria passado o modelo que utilizaria para reconstrução da Basílica, que só ficaria pronta 100 anos mais tarde. Então o Vaticano teria tido uma prévia do que viria a ser a Basílica de São Pedro em um de seus quartos. Loucura, né?

Sem dúvida alguma, uma pintura para ficar de olho quando visitar o Vaticano ;)

Este post foi programado, pois atualmente estou de férias. Comentários, erratas, entre outros serão verificados após o dia 03 de novembro de 2015. Para não perder as postagens, acompanhe o blog no Facebook, Twitter, Google+ e Instagram. Até a volta! ;)

Foto: Escola de Atenas por Rafael Sanzio (Reprodução)

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s