Granita al limone

Granita al limone

A granita é um doce gelado típico da Sicilia. Ele é semi congelado e preparado com água, açúcar e o suco de uma fruta, mas algumas receitas acrescentam café, cacau ou amêndoas.

As pessoas normalmente confundem esse doce com o sorbet, que juntos podem ser considerados os pais do sorvete, mas consistência da granita é mais granulosa, por isso seu nome, e cremosa ao mesmo tempo.

Normalmente, vem servida em um copo de vidro transparente e às vezes vem acompanhada de pão fresco e crocante e por algum tempo, ele foi substituído pelo brioche. A granita com brioche era o café da manhã típico dos sicilianos no verão.

O verão no Brasil está chegando. Eu ainda não fiz essa receita, mas quero fazer porque ela parece ser ótima para os dias de calor!

Então, pega seu limão siciliano, água e um garfo (sim! Você vai entender porquê) e VEM COMIGO!!! rs

Ingredientes

  • 500mL de água
  • 500mL de suco de limão siciliano filtrado
  • 250g de açúcar
  • Folhas de menta

Modo de preparo

Em uma panela, leve a água para esquentar. Quando ela começar a borbulhar, adicione o açúcar e mexa até que ele se dissolva completamente. Após isso, desligue o fogo e deixe a água com açúcar esfriar.

Em uma vasilha de plástico ou de ferro, misture o suco de limão filtrado (500mL, uns 10 limões sicilianos) com a água com açúcar fria. Deixe no freezer por 30 ou 40 minutos, antes que se formem muitos cristais de gelo.

Com um garfo, quebre os cristais formados e misture tudo para que o composto fique liso. Coloque novamente no freezer por mais meia hora. Retire e quebre novamente os cristais com o garfo.

Essa ação será repetida quantas vezes forem necessárias para obter a textura desejada da granita, granulosa, mas cremosa ao mesmo tempo.  O tempo é de mais ou menos três horas. Isso caso você não tenha a sorveteira. Se tiver, é só colocar e parar quando obtiver a textura desejada.

Dá para fazer substituindo a água com cubos de gelo e batendo tudo no liquidificador até obter a textura da granita. Uma forma bem rápida de preparador o doce.

Sirva em um copo de vidro, se quiser, você pode decorar com algumas fatias de limão ou até mesmo folhas de menta.

… … … … …

Um doce fácil e que deve ser bem gostoso.  Normalmente, acompanha pratos a base de peixe e é um ótimo digestivo também. Tem gente que serve com vodka ou licor, mas sempre uma bebida alcoólica que seja transparente.

Este post foi programado, pois atualmente estou de férias. Comentários, erratas, entre outros serão verificados após o dia 03 de novembro de 2015. Para não perder as postagens, acompanhe o blog no Facebook, Twitter, Google+ e Instagram. Até a volta! ;)

Foto: Granita al limone (Reprodução)

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s