Quando Mi Vieni a Prendere?

Essa música do Ligabue me chamou atenção, lá por volta de 2010 quando o álbum foi lançado e eu conheci o cantor, pelo seu subtítulo: Dendermonde, 23/01/09.

Uma busca rápida pelo Google e você tem que na cidade de Dendermonde, na Bélgica, nessa data às 10:00, um homem de 20 anos entrou na creche Fabeltjesland ou país das fábulas, munido de uma faca de 30 centímetros e matou uma professora e duas crianças, e deixou outras 12 pessoas feridas.

Ele entrou em uma das salas que tinha a porta destrancada, dizendo que queria fazer uma pergunta e então atacou as crianças pequenas, depois subiu a escada e continuou a atacar crianças de outra sala.

Kim de Gelder usava roupas pretas e maquiagem branca no rosto, e seu cabelo estava pintado de vermelho, uma imagem que lembra o personagem Coringa da DC Comics. No dia do ataque, 18 crianças menores de três anos e seis adultos estavam na creche.

Kim foi associado ao assassinato de uma senhora e quando foi preso, ele carregava uma lista de creches. A polícia acredita que ele estava planejando outros ataques. Ele foi condenado à prisão perpétua.

Ligabue ficou muito tocado com o acontecimento e pela primeira vez na sua carreira, escreveu uma música de forma diferente: sob a perspectiva de uma das crianças. A música começa com algo que parece uma canção de ninar.

A música é muito tocante. Ela começa contando o início da manhã, provavelmente como todas as outras, tanto em casa quanto na escola, e então nesse dia, chega o homem de preto com uma faca e todos começam a gritar.

 A criança não entende o que está acontecendo, acredita até mesmo ser uma punição dos pais por alguma coisa. Ele então vê a professora deitada, achando que ela está dormindo e então todos os amigos que olham agora para ele, pois ele é a vítima do homem de preto.

O final da canção é aberto e não se sabe se a criança da música é uma das que foi morta ou sobreviveu porque Ligabue termina com o refrão que separa as estrofes:

Quando mi vieni a prendere?
Quando você vem me buscar?
Quando finisce scuola?
Quando termina a escola?
Quando torniamo ancora insieme a casa?
Quando voltaremos de novo juntos para casa?
Quando mi vieni a prendere?
Quando você vem me buscar?
Dammi la tua parola
Dê-me a sua palavra
Vieni un po’ prima
Venha um pouco antes
Fammi una sorpresa
Faça-me uma surpresa

Compreendendo o contexto, a letra e sua profundidade, fica muito difícil não se emocionar e deixar algumas lágrimas rolarem ao ouvir a música.

Ligabue, como sempre, colocando em palavras aquilo que muitas vezes gostaríamos de expressar e não conseguimos. Para mim, a música mais triste que ele compôs.

Vídeo: Quando Mi Vieni A Prendere? de Ligabue

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s