La Torre Pendente di Pisa

A Torre Pendente de Pisa por Una lucciola...

Um dos monumentos mais famosos da Itália, a Torre Pendente di Pisa ou simplesmente Torre di Pisa, mas em Pisa é apenas La Torre.

Ela, na verdade, é o campanário da Catedral Santa Maria Assunta, o famoso Duomo di Pisa, e fica na famosa Piazza dei Miracoli, e se tornou famosa exatamente por ser pendente.

Contando de sua fundação, a torre tem 58,36 metros, sendo que desses, mais de 55 ficam acima do solo; seu peso é calculado em mais de 14 toneladas. Foram necessários quase dois séculos para terminá-la, entre 1100 e 1300. Ela ganhou sua característica mais marcante porque o terreno cedeu logo nas primeiras fases de sua construção.

E claro que os italianos iriam inventar uma lenda sobre a inclinação, rs:

Na noite de 23 de maio de 1367, a poucos meses da grande inauguração da Torre, a população acordou com um grande barulho. O grande murmurinho era na Piazza Duomo e entre o pó e o céu ainda noturno, eles perceberam que sua torre adormeceu reta e acordou pendente. Com olhos bem abertos, depois de minuciosa análise, perceberam que a inclinação aconteceu por conta de uma pedra roubada. E sabe-se bem como são os toscanos, sempre orgulhosos de sua cidade, capazes de apontar um dedo contra as cidades inimigas à primeira suspeita de complô. Logo, acusaram os inimigos, aqueles históricos e eternos: Lucca e Livorno.

Essa história demonstra a rivalidade entre as cidades toscanas, em especial Pisa, Lucca e Livorno, mas o real motivo da inclinação da torre de Pisa, já comentei nesse post aqui. E lembrando que nesse outro post, falei sobre as outras torres inclinadas da Itália, já que a de Pisa não é a única (na cidade de Pisa existem outras duas).

Desde 1987, a Piazza dei Miracoli é um patrimônio da UNESCO. Foi dessa torre que, segundo dizem, Galileu teria jogado objetos de pesos diferentes para provar que eles caem na mesma velocidade. Ele foi professor na Università di Pisa nos últimos anos do século XV.

Famosa também por ter sido mencionada em a Divina Comédia de Dante como o lugar onde o Conde Ugolino della Gherardesca teria morrido, juntamente com seus filhos e netos, após comer os membros deles. Mas na realidade, o conde teria morrido na Torre della Muda no Palazzo dell’Orologio (em Pisa mesmo) e de fome.

Tirando sua famosa inclinação, o campanário de Pisa é célebre por ser um modelo único de seu gênero e também pelo seu valor histórico. A sua posição também não é usual, já que um campanário normalmente fica próximo à fachada da igreja e não atrás dela.

Para a época, a Torre foi considerada muito alta, já que era possível vê-la de qualquer ponto da praça e até mesmo do rio Arno. Ela funcionava como um elo de ligação entre a cidade e a praça, e como ponto de referência, trazendo, claro, muito orgulho para seus habitantes.

O que ninguém sabe é quem teria dado início ao projeto. Alguns creditam Diotisalvi, arquiteto italiano responsável pela construção do batistério. Existem algumas semelhanças entre as duas obras, entre elas suas fundações, mas nada muito concreto.

Alguns creditam a obra a Gherardi, já Vasari disse que as obras foram iniciadas por Bonanno Pisano, pois havia uma pedra próxima ao campanário com o nome dele. Porém, aparentemente, essa pedra teria pertencido a uma das portas da catedral, destruída no incêndio de 1595.

Os únicos arquitetos que com certeza participaram da construção da Torre foram Giovanni di Simone e Giovanni Pisano, que fizeram os últimos três andares.

Para chegar até o topo, é necessário subir 296 degraus. O campanário abriga um total de 7 sinos, que tocam sempre antes das missas e ao meio-dia.

Atualmente, a Torre está aberta à visitação, mas existe uma restrição de pessoas que podem subir por horário. A visitação dura cerca de meia hora e custa €18,00 por pessoa – um preço que eu achei BEM abusivo. Não sei se é forma de conter o número de pessoas, já que a Torre continua inclinando.

Quem quiser, pode comprar com antecedência no site oficial. Recomendo, caso você queira muito subir, pois nem sempre existem vagas na hora (ou só tem para horários mais para o fim do dia).

PS.: caso não queira subir, eu diria que pagar mico como todo mundo a sua volta é um mal necessário… afinal, faz parte da experiência de estar em Pisa ;)

Foto: A Torre de Pisa por Una lucciola…

Anúncios

Um comentário sobre “La Torre Pendente di Pisa

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s