Fiera del Riso 2015

Fiera del Riso

Uma feira diferente que acontece todos os anos na região do Veneto é a Fiera del Riso, um festival dedicado ao arroz. Ela acontece na cidade de Isola della Scala, que fica entre Verona e Mantova. Esse ano, ela chega a sua 49ª edição e acontecerá entre os dias 17 de setembro e 12 de outubro.

Vamos a descrição oficial do evento:

A Fiera del Riso da Isola della Scala nasceu em 1967, dando continuidade às tradições das festas que aconteciam no interior da planície Padana até o final do período da colheita.

No começo, se tratava de uma única e pequena tenda situada no centro da cidade que durante o final de semana servia risotto e vinho. Hoje, a feira, que cresceu rapidamente nos últimos 15 anos, viu aumentar sua duração para três semanas corridas entre setembro e outubro. Conta com cerca de 500 mil visitantes, resultando assim em o evento enogastronômico mais visitado da Itália.

O protagonista da feira é o Nano Vialone Veronese IGP. Esse arroz, cultivado em uma zona na Pianura Veronese, foi o primeiro da Europa a obter o prestigioso título de “Indicação Geográfica Protegida” (IGP) em 1996. Ele é produzido em algumas regiões específicas de Verona.

O evento acontece dentro de uma estrutura moderna feita de madeira e vidro, o Palariso, que recebeu esse nome porque de cima lembra uma plantação de arroz. O Palariso é um espaço aberto com cerca de 4800 metros quadrados e foi inaugurado em 2011. Ao seu lado, durante a Fiera del Riso, uma estrutura de maiores dimensões é montada para abrigar todos os visitantes e as barracas gastronômicas.

O que é particular nessa feira é a produção curta entre o plantio e o prato. Na verdade, o arroz na Isola della Scala, e nos limites das regiões de Verona, é cultivado por pequenas fazendas familiares que, em boa parte, se ocupam de toda a produção: cultivam, confeccionam, cozinham e vendem o arroz e risotto. O arroz está a menos de 1 km da feira: uma das plantações fica a apenas 70 metros do local do evento.

O risotto all’Isolana é, absolutamente, o mais vendido. A receita representa uma tradição tão importante que em 1985 o então prefeito da cidade da Isola della Scala a tornou oficial com uma deliberação. Além dessa receita típica, em todas as barracas, são servidas outras 100 receitas diferentes feitas com arroz.

Durante a manifestação, acontece também o Top Show, um evento que leva até à Isola della Scala chefs de diversas regiões italianas. Além da presença dos chefs, também são levados sommeliers com vinhos produzidos nos territórios dos chefs.

Além do risotto, também é possível encontrar pizza e doces feitos com farinha de arroz, sushi com peixes de água doce, arancini e paella.

Para quem estiver na região do Veneto perto das semanas em que acontecerá a Fiera e é fã de arroz, eu sem dúvidas não perderia a oportunidade de conhecer (comida, oi? rs).

A Isola della Scala fica a 20 km de Verona. Para chegar até ela, pode-se pegar um ônibus em Verona (linhas 45, 47, 47bis e 56) ou trem para Isola della Scala (linha Verona-Bologna) – que não possui bilheteria (portanto, ou você já compra ida e volta em Verona ou terá que procurar a passagem nos bares e tabacarias próximas à estação).

Para maiores informações, visite o site oficial da feira.

Fiera del Riso, Isola della Scala (Reprodução)

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s