Pontes de Venezia

Ponte Accademia por Una lucciola...

Veneza é um arquipélago de aproximadamente 120 pequenas ilhas ligadas por 150 canais com mais de 430 pontes ligando cada ponto da cidade.

No Grande Canal, são quatro pontes que ligam a principal via de água e o canal mais navegável da cidade: a belíssima Ponte Rialto, a Ponte dell’Accademia (foto), a Ponte degli Scalzi e a Ponte della Costituzione.

Até 1850, a ponte Rialto era a única a atravessar o Grande Canal, ligando as duas partes da cidade. Originalmente, era uma ponte de madeira, que abria para que os barcos pudessem passar. Passou a ser de pedra em 1591, quando Antonio Da Ponte fez um projeto vencedor entre os maiores arquitetos da época.

Rialto tem 48 metros de comprimento e hoje abriga várias lojas que vendem lembrancinhas e artesanatos da região. Os austríacos construíram outras duas, Accademia e Scalzi.

A ponte dell’Accademia é a mais meridional das quatro grandes pontes. Originalmente, era de ferro e “provisoriamente” de madeira, que ficou por anos. Em 2009 foi feito um projeto de restauração para que ela mantivesse seu formato original, mas a madeira fosse substituída por outros materiais, já que o custo de manutenção dessa ponte era alto.

A degli Scalzi é conhecida também como a ponte ferroviária, por conta de sua proximidade com a estação de Santa Lucia. Já a della Costituzione foi inaugurada em 2008 e é a mais recente das quatro; é a mais moderna também.

A maior das pontes de Veneza é, sem dúvidas, a Ponte della Libertà, responsável por ligar o centro histórico de Veneza com o continente. A ponte tanto rodoviária quanto ferroviária tem quase quatro quilômetros de extensão.

Das pontes menores, algumas merecem destaque, como por exemplo a Ponte dei Sospiri, que comentei nesse post aqui. A Ponte Dei Tre Archi é uma das maiores pontes da cidade e fica no bairro de Cannaregio – é também a única ponte veneziana em três arcadas.

A ponte dei Baretéri, em Mercerie, chama atenção pela sua arquitetura simples, mas bela. Recebe esse nome porque existiam muitos fabricantes de boinas nesse local, barète em dialeto veneziano.

Por fim, a Ponte della Paglia fica repleta de turistas porque ela oferece uma ótima vista para a Ponte dei Sospiri e para o Grande Canal no bairro de São Marcos. No verão, ela também é bem popular por oferecer umas das melhores vista para o pôr do sol em Veneza. O nome, que significa ponte da palha, é porque muitas barcas cheias de palha paravam ali.

Sem dúvidas, as pontes em Veneza são apenas um espetáculo a mais para se observar na cidade ;)

Foto: Ponte dell’Accademia por Una lucciola…

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s