Janelas inusitadas!

Alpes italianos

Uma das coisas que mais me chamou atenção na primeira vez que visitei a Itália foi o tamanho das janelas de banheiro, principalmente nas casas que visitei, que ficavam nos arredores da cidade de Padova.

Realmente não visitei casas e apartamentos no centro da cidade para saber se também são da mesma maneira. A casa na qual fiquei hospedada na primeira vez, fica numa rua bem tranquila numa “frazione” minuscula chamada Tavo de Vigodarzere. As casas são cercadas de plantações de milhos, parreiras entre outras e hortas familiares.

Tive uma grande surpresa quando tive que ir ao banheiro pela primeira vez, ao ver uma grande janela aberta para os fundos da casa, com vista para o milharal e terrenos cultivados a perder de vista. Era uma paisagem linda, e pensei que nunca aqui no Brasil, ao menos no Rio de Janeiro, tinha encontrado banheiros com janelas, o máximo são basculhantes ou saídas de ventilação, mas ali, dava vontade de ficar debruçada na janela apreciando a paisagem. E tomar banho com aquela vista!

Claro, que como as casas são bem distantes umas das outras, não há o perigo de ninguém bisbilhotar. Todas as outras famílias que visitei tinham janelas grandes no banheiro também.

Há algumas semanas atrás vi uma entrevista de uma professora italiana que vive no Brasil dizendo de algumas coisas que chamaram a atença dela quando chegou e uma delas era que os banheiros não tinham grandes janelas como na Itália. Que lá, normalmente de fora ninguém sabe dizer qual a janela do banheiro e isso era bom para a privacidade!

Da última vez que fui à Itália, no ano passado, fiquei hospedada na casa de amigos também nos arredores de Padova, mas agora em uma “frazione” chamada Vaccarino. Aqui além da grande janela aberta para o quintal dos fundos, com vista das plantações e da horta, também se tinha como pano de fundo os alpes italianos! E quando fui em abril, ainda estavam com neve nos picos, e se via a bela cordilheira cortando o horizonte. Eu pensava “puxa, tomar banho de olhos nos Alpes”.

É claro que nem todos os lugares na Itália tem essa vista do banheiro, sinto que fui muito sortuda, porque meus amigos moram em locais tão bonitos e tenho a possibilidade de apreciar paisagens tão belas num lugar bem inusitado!

Esse post foi escrito pela Teresa, que compartilhará conosco um pouco sobre a cultura italiana, algumas curiosidades, normalmente só sabidas por quem mora ou já morou lá ou quem conviveu muito proximamente dos italianos. Para ler todos os posts escritos por ela, clique aqui.

Foto: Alpes italianos (Reprodução)

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s