Bravio delle Botti

Bravio delle Botti

O Bravio delle Botti é um evento que acontece na cidade de Montepulciano, na Toscana, todos os anos no último domingo de agosto. Evento divertidíssimo e inusitado, diga-se de passagem, já que se trata de uma corrida de barris.

A cidade medieval vira o cenário perfeito para essa corrida pela cidade. São oito distritos (ou bairros. Em italiano, são chamados de contrade) competindo pelo Bravio. Essa palavra deriva de Bravium, que significa tecido, e o prêmio nada mais é que um longo tecido com a imagem do santo padroeiro da cidade: San Giovanni Decollato.

Atualmente, o bravio é feito por um artista da região, sendo um diferente escolhido a cada ano, e que não necessariamente apresenta a imagem de San Giovanni Decollato.

A corrida acontece exatamente em homenagem ao santo e os oito distritos que disputam são: Cagnano, Collazzi, Coste, Gracciano, Poggiolo, San Donato, Talosa e Voltaia.

No século XII, os distritos foram reagrupados em três divisões: Santa Maria (Cagnano, Collazzi e San Donato), San Francesco (Coste, Talosa e Voltaia) e Sant’Agostino (Gracciano e Poggiolo). Os nomes desses grupos vêm das três principais igrejas da cidade.

O distrito vencedor recebe o prêmio ao final da corrida na Piazza Grande. A competição é acirrada, na qual cada distrito empurra um barril de vinho de 80 kg por mais ou menos dois quilômetros – vale ressaltar que é uma subida – nas ruas apertadas de Montepulciano.

Cada barril é empurrado por duas pessoas, que recebem o nome de spingitori ou empurradores em português – eles podem ser substituídos ao longo da disputa. A linha de chegada é exatamente a catedral da cidade. As pessoas do mesmo distrito e outros moradores podem caminhar junto com os competidores para incentivá-los.

A origem desse evento teria sido por volta do século XIV, quando a corrida era feita a cavalo, o que continuou até o século XVII, quando por alguma ordem, foi interrompido. A ideia de correr com barris de vinho é recente, com pouco mais de 40 anos, e talvez tenha surgido por conta do famoso vinho produzido ali, o Nobile di Montepulciano.

O vídeo apresenta toda a história do Bravio delle Botti (em italiano)

Durante a ocasião, a cidade fica completamente enfeitada com bandeiras e decorações nas cores de cada distrito, muito parecido com o que acontece no Palio di Siena, no qual os distritos competem entre si, mas a cavalo.

Cada distrito tem sua própria sociedade e nomeia um líder (rettore), e eles podem administrar seus negócios de forma independente. O líder representa o distrito em dias específicos, como o dia do San Giovanni Decollato em 28 de agosto (por isso provavelmente a corrida acontece no último domingo desse mês).

Ainda hoje, os distritos mantêm a mesma nomenclatura, as mesmas cores e o mesmo territórios da época medieval.

As cerimônias começam às 9:00, depois acontece uma procissão que passa pelo centro histórico da cidade. As roupas relembram a época medieval, com cavaleiros e a nobreza, e são mais de 300 pessoas participando. Esse desfile histórico acontece às 15:00.

O evento que encerra as atividades do dia é exatamente a corrida, que acontece às 19:00, com os sinos da prefeitura tocando e os barris partindo da coluna Marzocco, se encerrando poucos minutos depois.

Parece bem divertido, não? Um bom (outro) motivo para visitar a cidade de Montepulciano. Se quiser mais informações sobre o Bravio delle Botti, visite o site oficial do evento.

Foto: Bravio delle Botti (Reprodução)

Anúncios

2 comentários sobre “Bravio delle Botti

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s