Mussarela ou muçarela?

Afinal, se escreve mussarela ou muçarela? E ainda temos a opção “mozarela” para causar mais confusão ainda!

Eu sempre vi que o certo é muçarela, mas pensava: “afff, troço feio do cac*te!”, e simplesmente ignorava o correto da língua portuguesa e escrevia com dois “s” mesmo, mais prazeroso aos olhos, rs.

Então, um antigo colega de trabalho meu, professor de português, me atentou a um fato que eu nunca tinha percebido: os dois “z” em italiano normalmente viram “ç” em português.

  • Razza > Raça
  • Carrozza > Carroça
  • Mozzarella > Muçarela
  • Pizza > Piça hehehe

É… horrível, eu sei! rs

Meu coração tem mini infartos toda vez que eu vejo esse “ç”, mas é que nos acostumamos com a grafia, mesmo errada, mussarela, que acabou se difundindo tanto que é aceita – mas ela não está de acordo com o nosso sistema ortográfico vigente.

Os portugueses ainda usam a forma mozarela, preferida pelo dicionário Aurélio (o Houaiss e Michaelis preferem muçarela), mas eu particularmente não gosto. Acho uma versão meio fubenga de mozzarella, rs.

Vale lembrar, que o queijo mozzarella na Itália é o que conhecemos aqui como muçarela de búfala (foto). Ele é diminutivo de mozza, nome antigo do queijo.

O que nós conhecemos como muçarela é o queijo produzido com o leite de vaca, que na Itália é conhecido mais como fior di latte*, que é mais típico das regiões da Campania, Puglia, Calabria, Basilicata, Marche, Abruzzo e Molise, ou seja, mais para o sul da Itália.

A origem da muçarela de búfala na Itália pode ter sido através dos gregos, que introduziram os búfalos nas colônias greco italianas e usavam o queijo para se refrescar durante as apresentações teatrais ou pode ser sido através dos longobardos, que teriam ganhado os búfalos dos sarracenos.

Documentos sobre os longobardos atestam que a muçarela era produzida naquela época e que a princesa Aloara de Capua (mulher do príncipe Pandolfo Testadiferro, que teve papel essencial na guerra com os bizantinos e muçulmanos para recuperar a Itália meridional, após a queda dos longobardos) chegou a distribuir a muçarela aos monges da abadia em Aversa.

mozzarella recebeu o selo D.O.P em 1996, assim como a muçarela de vaca recebeu o selo S.T.G. A zona D.O.P. da produção de muçarela de búfala vai da região da Campana, onde nasceu, até o Lazio e a Puglia, onde existiam alguns monastérios beneditinos.

No início do século XX, a muçarela começou a se difundir por toda a Itália central e atualmente é amplamente utilizada na culinária mundial.

Uma pizza margherita com umas muçarelas de búfala cairia muito bem agora =9


*fiordilatte também pode ser um sorvete a base de leite.

Foto: Muçarela de búfala (Reprodução)

Anúncios

Um comentário sobre “Mussarela ou muçarela?

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s