Por que azzurra?

L'Azzurra

Eu não sei vocês, mas uma coisa que eu nunca entendi, das inúmeras partidas de vôlei e das pouquíssimas de futebol que eu assisti, era: por que diachos o uniforme da seleção italiana é azul?

Eu sempre esperava por um uniforme com as cores da bandeira, mas o máximo que eu via era um uniforme branco.

Pedi explicação para o meu irmão palmeirense, mas ele só conseguiu me dizer que tinha alguma coisa a ver com algum brasão de família italiana.

Então nada como recorrer ao nosso amigo Google, rs.

De fato, a cor azul claro presente nos uniformes das seleções italianas deriva do emblema da família Savoia, muitíssimo importante na história da Itália.

Emblema da família Savoia

O emblema dos Savoia

O azul vem da faixa da família Savoia acima do escudo nobre.

O primeiro esporte a adotar a camisa azul foi o futebol. A seleção italiana entrou em campo pela primeira vez com essa cor em 6 de janeiro de 1911, contra a Hungria. O ato foi uma homenagem à família real, que então era quem reinava a Itália.

O “azul Savoia” esteve presente no emblema da família desde 1360, sendo esse azul do emblema retirado do manto da Virgem Maria, a quem a família era devota.

Há quem diga que o azul poderia ter vindo das cores da bandeira francesa, embora o azul francês seja escuro e não claro ou para representar a cor do céu e dos mares italianos, mas acredita-se ter sido uma homenagem mesmo.

Nos anos seguintes, o branco ainda continuou a ser a cor mais utilizada pelos esportistas. Somente em 1932, nas Olimpíadas de Los Angeles, que a cor foi adotada por todos. Porém, desde 1927, aparecia no uniforme o emblema fascista, que governava o país desde 1922, caindo apenas em 1947.

As exceções para o uniforme azul foram e são:

  • Para o futebol, durante o regime fascista. Foi um pedido de Mussolini que os jogadores usassem uniforme preto, inclusive durante as Olimpíadas de Berlim em 1936 e na Copa do Mundo de 1938, na qual a Itália foi campeã;
  • no automobilismo, onde a cor tradicional da Itália é o vermelho “corsa” (corrida);
  • no ciclismo, desde o final dos anos 90, a grande maioria opta por usar uniformes brancos; e
  • algumas vezes, os atletas dos esportes de inverno usam uniformes brancos ou vermelhos.

Com o fim da Guerra, e mesmo com o surgimento da República Italiana, a cor azul foi mantida, sendo eliminados dos uniformes o emblema fascista e a cruz da casa Savoia (veja o emblema acima), substituídos pelo escudo tricolor que conhecemos bem.

Ah sim, o adjetivo “Azzurra” para denominar a seleção italiana vem do azul claro (azzurro), mas no feminino porque time em italiano é squadra, substantivo feminino (la squadra azzurral’azzurra).

Avante, Azzurra!

… … … … …

E agora faz um pouco mais de sentido a cruz branca em fundo vermelho que o Palmeiras adota em seu uniforme casualmente, rs.

Fotos: Seleção italiana e emblema dos Savoia (Reprodução)

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s