As irmãs Simili

As irmãs Simili

Vocês conhecem as irmãs Simili ou sorelle Simili?

Eu não conhecia até uns minutos atrás quando me deparei com uma entrevista no site do El País com o título: “Nunca coloque óleo na água para cozinhar o macarrão”.

Margherita e Valeria Simili são gêmeas, padeiras e duas adoráveis senhoras que se tornaram um fenômeno na Itália. Elas vêm de uma família especialista em massas e também comandaram uma escola de culinária em Bologna.

No primeiro livro delas, lançado em 2002, o Pane e Roba Dolce (pão e coisa doce), elas mostraram que fazer pão em casa é fácil. Em 2010, lançaram o La Buona Cucina di Casa, a boa cozinha de casa, e em 2013, o mais famoso delas, Sfida al Mattarello: desafie o rolo de macarrão!

Não preciso nem falar que eu fiquei mega curiosa para ver qualquer um dos livros das duas em mãos, pois a promessa é sempre de receitas fáceis de fazer, já que o objetivo é mostrar como fazer massa em casa pode ser legal!

Nessa entrevista, elas dão algumas dicas para quem quer preparar massa em casa e falam de algumas dificuldades.

Elas dizem que sovar é bem importante. Para as massas abertas com rolo, no início, elas recomendam receitas com 2 ou 3 ovos e não menos. Com o tempo, se a massa for bem feita, o esforço é menor. E só usar a máquina de fazer massas para esticar e não para terminar.

Elas também preferem usar a farinha tipo 0 ao invés da 00 porque aquela conserva mais as cinzas do trigo. E farinhas com pouco glúten (de 10 a 10,5 gramas no máximo) porque são mais fáceis para preparar a massa.

Por fim, elas falam sobre a pouca importância que as pessoas dão para o cozimento das massas. A massa fresca deve ser fervida em fogo alto e por poucos minutos, de 2 a 3 minutos se for do mesmo dia ou de 4 a 5, se for do dia anterior e estiver mais seca.

Talharins, massas recheadas e nhoques não devem ser escorridos, mas retirados com uma escumadeira. E mais importante: não colocar óleo ou azeite na água porque ele cria uma película escorregadia sobre a massa, e isso não é bom.

Gostei muito quando elas dizem que a vida é esforço ao serem perguntadas sobre o que poderia ser feito em casa sem muito esforço.

De acordo com elas, nada se faz sem esforço. Para fazer as coisas bem, você precisa trabalhar, e até mesmo coisas simples que compramos prontas, como maionese ou frutas cristalizadas, podem ser feitas em casa, mas sempre com esforço!

Eu simplesmente adorei! Na verdade, adoro como os italianos falam de comida e do seu preparo sempre com muito amor!

Para quem quiser ver essas duas simpaticíssimas irmãs em ação, existem seis vídeos curtos no YouTube nos quais elas ensinam a fazer massa (áudio em italiano, legendas em inglês):

Já não tenho minhas duas avós. Será que elas me adotam? rs

Foto: Irmãs Simili (Reprodução)

Anúncios

Um comentário sobre “As irmãs Simili

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s