Como surgiu a pizza

Hoje é o Dia Internacional da Pizza (e eu estou morrendo de vontade de comer uma, mas… o regime mandou lembranças, rs!).

Esse vídeo, lançado para a EXPO Milano 2015, conta a história de como surgiu essa maravilha  gastronômica, e que os italianos, cada um, comem cerca de 7,5 kg por ano!!!

Ele está em italiano e diz mais ou menos o seguinte:

A pizza surgiu como o prato mais pobre dos mais pobres de Nápoles. Em 1886, Carlo Collodi, o criador de Pinocchio, tornou-a conhecida na Itália através de algumas palavras:

“Querem saber o que é pizza? É um pedaço de massa de mão fermentada e assada no forno, com um pouco de molho de todas as coisas por cima. Aquele pão preto assado, aquele esbranquiçado do alho e do aliche,  aquele amarelo esverdeado do óleo e das ervas fritas e aqueles pedaços vermelhos aqui e ali de tomate dão à pizza um ar de imundice complicada”.

A primeira pizzaria fora de Nápoles foi aberta em Roma em 1880 e foi fechada quase que imediatamente. Por grande parte do século seguinte, a pizza permaneceu como algo curioso, normalmente desprezada como uma comida saborosa ou por ser a comida consumida pelos mal educados que comem com as mãos.

Somente quando se torna rica é que a Itália abraça a pizza. Normalmente consumida com uma Coca ou cerveja, ela desafiou o domínio das tradições regionais. A escolha, os sabores e a possibilidade de comê-la com as mãos e em qualquer lugar agora são um vento de liberdade.

A comida dos jovens, a pizza se tornou a comida de todos, além de um símbolo italiano no mundo.

A questão é realmente essa: como não amar pizza? =9

Foto: Pizza (Reprodução)

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s