A sinfonia secreta de Leonardo

Que Leonardo da Vinci era um gênio, isso todos sabem. O que muitos ainda tentam saber são os enigmas e as mensagens escondidas que ele deixou em muitas de suas obras.

Uma delas está no seu famoso Cenacolo, como os italianos conhecem, ou A Última Ceia, para nós. Já comentei sobre a obra nesse post aqui.

A notícia é de alguns anos atrás, mas eu só esbarrei com ela esses dias.

Nessa obra, Leonardo escondeu uma sinfonia entre as dobras da toalha na mesa da última ceia e as mãos dos discípulos. De acordo com quem descobriu, o casal Gian Mario Pala e Loredana Mazzarella, que moram em Sassari, seria uma sinfonia dedicada a Deus.

A composição tem duração de apenas 40 segundos, legível da direita para a esquerda, como todas as escritas de Leonardo.

A descoberta foi fruto de uma pesquisa de quatro anos, que começou por acaso, depois que o casal leu um antigo texto que dizia que a obra podia conter uma composição.

O casal diz ter analisado na toalha e nas mãos dos discípulos um pentagrama que, esbarrando nos personagens, em Jesus e nos discípulos,  constitui uma partitura.

A sinfonia secreta

A sinfonia secreta

A música foi então sintetizada, utilizando um computador para simular um órgão e o que saiu dela foi uma sinfonia celestial. Segundo o casal, basta escutá-la para ter a sensação de que se trata de um hino a Deus.

E não é apenas isso: unido as notas em um suposto pentagrama, o casal teria descoberto um texto sacro escrito em hebraico, que foi analisado por um padre, Luigi Orlando, professor na faculdade de teologia de Bari.

A frase também é um hino a Deus e confirma Cristo como redentor da humanidade. De acordo com Gian Mario Pala, essa frase oferece uma nova face sobre Leonardo e sua relação com a religião.

De acordo com o padre Orlando, são letras em aramaico, todas consoantes, mas que podem assumir diversas explicações teológicas, então mais estudos estão sendo feitos.

Na época em que Leonardo pintou a obra, entre 1494 e 1498, o pentagrama ainda não existia, então como seria possível que as notas mínimas e semínimas compusessem o hino em uma mistura gráfico-musical que ainda não tinha sido inventado?

Para o casal, a resposta é fácil. Leonardo sempre esteve a frente de tudo e de todos, basta perceber isso através do pentagrama utilizado. O fato é que o funcionário da superintendência enviou a eles uma cópia de uma frase musical em pentagrama composta de punho por Leonardo e retirada do Código Windsor.

Essa é a confirmação de que Leonardo conseguiu conceber uma obra que hoje seria definida como multimídia.

… … … … …

É muita genialidade, não?

Foto: A Última Ceia de Leonardo (Reprodução)

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s