Cristo degli Abissi

Cristo degli Abissi

Na baía de San Fruttuoso entre Camogli e Portofino, na área natural de marinha protegida de Portofino, a mais ou menos 15 metros de profundidade existe uma estátua de Cristo, conhecida como Cristo degli Abissi ou Cristo das Profundezas.

O idealizador da ideia foi Dullio Marcante que em 1947 pensou em colocar uma estátua de Cristo no solo marinho em homenagem ao amigo Dario Gonzatti, que tinha morrido alguns anos antes durante um mergulho.

Em 29 de agosto de 1954, ela foi colocada na região que se encontra atualmente. Quem ficou responsável por levar a estátua até o fundo do mar foi a Marina Militare Italiana.

A estátua tem aproximadamente 2,50 metros e foi realizada pelo escultor Guido Galletti, em bronze – para tanto, foram usadas medalhas e até mesmo equipamentos navais. Os braços de Cristo estão abertos e voltados ao céu.

Com a morte de Marcante, uma placa com seu nome, data de nascimento e morte foi colocada na base da estátua.

Em 2003, a estátua sofreu restauro por conta da corrosão e retirada de algas, e também para recolocar a mão, que tinha sido retirada por uma âncora. No ano seguinte, a estátua foi trazida um pouco mais pra cima (os atuais 15 metros, contra os 17 originais).

A restauração aconteceu, claro, fora d’água no Aquário de Genova. Os visitantes podiam acompanhar o trabalho, que era peculiar, já que se tratava de uma obra que voltaria para água.

Para os que não conseguem mergulhar, existe uma cópia da estátua na igreja de San Fruttuoso e a original, em gesso, está conservada no Museo Nazionale delle Attività Subacquee em Ravenna.

Todos os anos, no fim de agosto, acontece uma cerimônia em homenagem a todos que morreram no mar, com o benzimento das águas, a procissão, o mergulho subaquático para chegar ao Cristo e uma missa.

Procurei o preço do passeio e o único valor que encontrei foi esse, mas para um passeio de barco com vídeo. Aparentemente, basta conversar com os grupos de mergulho próximo da baía para conseguir chegar o Cristo, o que não é difícil porque ele não está tão profundo.

Lembrando que, provavelmente, o mergulho deve acontecer somente no verão e dependendo das condições do tempo, então se quiser visitar o Cristo, planeje o passeio para os meses de junho a setembro.

Eu não sei na Europa, mas mergulho no Brasil não costuma ser muito barato. É bom reservar algumas centenas de euro por precaução…. rs.

Ainda assim, um passeio bem interessante, eu diria ;)

Foto: Cristo degli Abissi (Reprodução)

Anúncios

Um comentário sobre “Cristo degli Abissi

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s