A cidade da Torre das 12

Vipiteno/Sterzing

Vipiteno ou Sterzing, em alemão, é uma pequenina cidade no norte da Itália, na província de Bolzano, na região de Trentino-Alto Ádige. É considerada uma das vilas mais bonitas da Itália (confira a lista completa aqui).

Cortada pelo rio Isarco, ela fica a 70 km de Bolzano/Bozen, capital da província. Por ser cercada por montanhas, muitos a visitam para praticar esportes de inverno como o ski e o luge, esse último, uma das maiores pistas da região.

As origens dessa cidade são antigas. Existe um documento de 827 que menciona um local chamado Uuipitina e, mais tarde, na era romana, um documento medieval que fala em Vipitenum.

Aparentemente, os primeiros indícios romanos são já do século 14 a.C. quando foi construída uma rua para ligar a outros países chamada Vipitenum. No entanto, da era romana permanece muito pouca coisa na cidade.

Existe uma lenda (claro! rs) que fala sobre um peregrino aleijado chamado Störz que teria sido o primeiro habitante da cidade. Ainda hoje, o emblema da cidade o representaria com uma muleta e um rosário nas mãos sob as asas da águia tirolesa.

Porém, há quem diga que o peregrino no emblema poderia ser também o símbolo dos três hospícios que possuíam Vipiteno antigamente. Enfim, lendas italianas! rs

O máximo do esplendor que a cidade teve foi durante os séculos XV e XVI, especialmente depois de um incêndio em 1443, que danificou parte da cidade. Vários prédios foram reconstruídos nesse período.

Uma cidadezinha encantadora, não?

Provavelmente, o monumento mais conhecido da cidade é a famosa Torre delle Dodici, a torre das doze. Ele é um símbolo porque divide a cidade nova da cidade velha e foi completada em 1472 com 46 metros de altura. O antigo teto foi destruído em um incêndio em 1867 e substituído pelo atual.

Na parte de arquitetura religiosa, tem a igreja Madonna della Palude, que fica mais fora da cidade e é a mais alta entre Mônaco e Verona com 32 metros de altura. Ela foi feita em cima de restos de uma igreja romana.

O Palazzo del Municipio também chama atenção por seu estilo gótico e foi conquistado pela cidade em 1468. No piso térreo, vendem-se pães e carne. No piso superior, existe um salão considerado um dos mais belos da região.

E quem visitar essa cidade próximo do Natal não poderá deixar de lado o mercadinho de Natal, um dos mais famosos da Itália e uma das principais atrações por lá.

Vipiteno é, sem dúvidas, uma cidade encantadora! Vale a pena dar uma passadinha por lá se você estiver no norte da Itália ;)

Fotos: Vipiteno (Reprodução)

Anúncios

6 comentários sobre “A cidade da Torre das 12

  1. Nalu Magalhães Salomé de Oliveira disse:

    Isabela
    Você pode me informar as condições das estradas para seguir de Bolzano a Vipiteno em janeiro de 2016? Posso também contar com sua sugestão para restaurantes na cidade?
    Pernoitarei em Vipiteno no dia 14/01 para fazer um bate e volta a Innsbruck.
    Seu Bolg é realmente muito bom.
    Aguardo seu retorno.
    Abraço,

    Curtir

    • Isabela disse:

      Olá, Nalu!

      Olha, não sei te dizer até porque nunca peguei estrada na Itália. Janeiro é inverno e naquela região costuma nevar. Não sei se chega a nevar a ponto de fechar estradas, mas eu ficaria atenta a esse ponto. Minha passagem pela cidade foi muito breve, eu não cheguei nem a comer por lá. Nesse post, você pode ler meu relato sobre a cidade. E caso queira ler sobre meus dias em Innsbruck, eles estão aqui.

      Espero que façam uma ótima viagem!
      Abraços,

      Curtir

    • Nalu Magalhães Salomé de Oliveira disse:

      Obrigada, Isabela. Continuarei na busca de mais detalhes sobre as estradas, pois estou decidida a realizar esta parte da viagem de carro, com todas as precauções necessárias: correntes, viagem somente com a luz do dia, pequenos trechos por vez e com o uso do GPS, entre outros. Envio contribuições e fotos quando retornar. Elas poderão ajudar os futuros leitores do seu Blog. Pode ser?
      Abraço,

      Curtir

    • Isabela disse:

      Olá, Nalu!

      Se você puder fazer essa viagem de carro, eu não tenho dúvidas de que será encantador. A região é maravilhosa! De trem já foi lindo, imagino de carro!
      Se você puder enviar relato e fotos depois da sua viagem, eu agradeço. Com certeza pode ajudar futuros viajantes!

      Aproveitem bastante!
      Abraços!

      Curtir

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s