A Itália que se esquece do seu passado

Como bem sabemos, na última semana a tragédia dos imigrantes, que tentavam alcançar a Itália e morreram durante o percurso, chocou o mundo.

Em menos de uma semana, foram duas embarcações que afundaram. Na última, do dia 19, foram encontradas apenas 28 pessoas vivas contra provavelmente uns 700 mortos. No dia 15, outros 400 imigrantes morreram em condições semelhantes.

Os incidentes levantaram polêmicas. Para mim, o que choca é a Itália se esquecer do próprio passado, ilustrado muitíssimo bem em um post publicado ontem (inclusive, aniversário da capital italiana, Roma) pelo músico Gianni Morandi:

Itália nos tempos de emigração

A foto em preto e branco mostra a emigração italiana enquanto a colorida, a de imigrantes que tentam chegar à Itália.

O post diz o seguinte:

21 de abril.

Em relação a imigrantes e emigrantes, não devemos nos esquecer que milhares e milhares de italianos, no século passado, partiram de sua Pátria para a América, a Alemanha, a Austrália, o Canadá… com a esperança de encontrar trabalho, um futuro melhor para os próprios filhos, visto que no país deles não conseguiam obter, com as humilhações, as vexações, a tirania e as violências que tiveram que suportar! Parece não ter passado assim tanto tempo…

O post criou polêmica entre aqueles que defendem melhores condições para os imigrantes e aqueles que alegam que eles tiram trabalho dos italianos.

Sinceramente? Quanta hipocrisia.

Porque ganhar €2,00 por hora para colher tomates, entre várias outras condições de trabalho praticamente escravo, é algo que os italianos queiram mesmo fazer.

Há anos, milhares de imigrantes morrem tentando fazer essa travessia. Passou do tempo dos governos, ONU, quem quer que seja, pensar em condições básicas de vida para essas pessoas. Para que elas não precisem mais passar por essas humilhações e condições sub humanas.

Passou da hora também dos italianos se lembraram um pouco de sua própria história…

Foto: Imigrantes (Reprodução)

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s