A florada de Castelluccio di Norcia

Pensem, apenas pensem, em uma coisa linda de meu Deus!

Castelluccio é uma fração da cidade de Norcia que fica na região da Umbria. O local é muito conhecido por conta de sua florada, que acontece todos os anos.

As planícies que circundam essa área se estendem até os pés montanha Vettore. São ao todo três campinas: o Pian Grande, o Piano Piccolo e o Pian Perduto. Entre o final de maio e os primeiros dias de julho, acontece na planície de Castelluccio algo incrível: a florada.

Por algumas semanas, seus pastos perdem a coloração esverdeada ou amarronzada para serem preenchidos por um mosaico de cores e as variações de seus tons, como amarelo, vermelho e roxo.

Uma festa chamada Fiorita acontece no terceiro e no último domingo do mês de junho, mas em todos os outros dias é possível admirar a beleza desse lugar. A diferença é que a festa oferece produtos locais.

Em todos os anos, esse evento acontece sempre contando com a natureza: não existe influência humana. As flores desabrocham conforme o andamento climático.

Exatamente por esse motivo é difícil saber qual o momento ideal para visitar o local. Aconselha-se a ir entre final de maio e começo de julho, mas a diferença mesmo será na quantidade de flores: mais ou menos, dependendo da semana.

Tenha em mente que a coloração será diferente. Em algumas semanas, será mais puxado para o amarelo; outras, para o vermelho; outras, para o roxo e assim sucessivamente, já que elas não florescem ao mesmo tempo.

Para chegar nesse ponto, foram séculos de seleção de cultivos, isolamentos e de trabalho na terra por parte dos habitantes locais. As flores mais famosas são as que vêm da plantação de lentilhas – é possível provar as lentilhas na festa da Fiorita.

O local é dentro de um parque nacional, o dos Monti Sibillini e tem um total de 15 km².

As estações de trem mais próximas são as de Spoleto, Terni e Ascoli Piceno. Ainda assim, de Spoleto até Norcia são uns 80 km, então é preciso pegar um ônibus até lá saindo da estação, que demora mais uma hora. De Roma, é possível pegar um ônibus em direção a Cascia e descer em Norcia ou Castelluccio (mais ou menos três horas).

O preço do ônibus para quem compra andata e ritorno (ida e volta) de Roma a Cascia sai por €10,00 e é válido por três dias. Comprando apenas um trecho sai €6,20.

Visite o site oficial do transporte da região da Umbria para mais informações de horários e preços (escolha sua cidade de partida e veja se passa por Norcia ou Castelluccio).

Uma boa dica para quem sabe que vai estar pela região na época da florada, mas ainda não sabe exatamente que dia ir, é acompanhar a webcam local. Assim, é possível ver dia após dia como estão as flores e decidir que o dia de sua preferência – dependendo do tipo de flor que quer ver. Clique aqui e acompanhe.

Para quem quiser ver fotos das floradas de 2008 e 2014, visite o site de Castelluccio di Norcia.

Não vou nem falar que quero visitar, que quase tive um infarto vendo as fotos e blá, blá, blá porque fica repetitivo…

Mentira.

Por favor, alguém me leve para os campos floridos de Castelluccio ainda esse ano. Por favor, por favor, por favor!!! rs

Fotos: A florada em Castelluccio di Norcia (Reprodução)

Anúncios

5 comentários sobre “A florada de Castelluccio di Norcia

  1. Katy Soares disse:

    Estive em Castelleccio por duas vezes, realmente é belo, de uma beleza indescritível, só estando lá para percebe como é encantador.

    Curtir

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s