Malika Ayane

Malika Ayane

Malika Ayane, a cantora incrível que, para mim, deveria ter vencido o Festival di Sanremo 2015.

Ela nasceu em Milano em 31 de janeiro de 1984. Esse nome “diferentão” é por conta de seu pai marroquino (sua mãe é italiana mesmo).

Começou a carreira como cantora aos 11 anos, no coral do Teatro Alla Scala, onde ficou por mais seis anos, também se apresentando muitas vezes sozinha. Depois dessa experiência, ela se arriscou com blues, jazz e até mesmo o gospel.

Malika também fez várias músicas para comerciais, mas foi somente em 2007 que ela assinou um contrato na gravadora de Caterina Caselli, a Sugar Music. Seu primeiro álbum saiu em 2008, levando seu nome, e vendeu mais de 80 mil cópias.

Em 2009, ela fez sua primeira participação em Sanremo com a música Come Foglie, escrita pelo vocalista do Negramaro, que ficou em 3º lugar da categoria Jovens. Nesse mesmo ano, fez um dueto com Andrea Bocelli.

No ano seguinte, ela lançou um cover de Nicola di Bari chamado La Prima Bella Cosa, que foi trilha sonora do filme de mesmo nome de Paolo Virzì. Ela voltou para Sanremo, já na categoria principal, com Ricomincio Da Qui. Ela ganhou o prêmio da crítica, mas não chegou nem entre os três finalistas, o que causou revolta do público.

Depois dessa participação, foi lançado seu segundo álbum, Grovigli, que vendeu mais de 100 mil cópias. Sempre cantando tanto em italiano quanto em inglês. Nesse álbum, existem os duetos com Paolo Conte e Cesare Cremonini – com este último, ela chegou a ter um breve romance.

Mas um dueto em especial é muito importante na carreira dessa cantora: com Pacifico. Desde o começo de sua carreira, ela vem escrevendo e fazendo trabalhos ao lado desse cantor.

Em 2012, seu terceiro álbum foi lançado pela Sugar Music, Ricreazione. No ano seguinte, ela participou novamente de Sanremo, com duas músicas escritas novamente pelo vocalista do Negramaro, E Se Poi e Niente. Ela ficou em 4º lugar.

Por fim, esse ano, seu quarto álbum, Naïf, foi lançado após sua participação em Sanremo, onde ela ficou em terceiro lugar, mas levando o prêmio da crítica por Adesso e Qui (Nostalgico Presente).

Eu conheci a Malika através do primeiro single de seu terceiro álbum, Tre Cose, em 2012 mesmo. Uma música muito gostosa de ouvir e fiquei encantada pela voz marcante da cantora. Esse vídeo foi dirigido pelo marido dela, o diretor Federico Burgia.

A Malika é aquela cantora que está sempre mudando o corte e a cor do cabelo e de uma beleza bem diferente, provavelmente por conta da mistura entre marroquinos e italianos. Para mim, ela também é dona de uma voz muito única.

Ela também fez uma música para a trilha sonora do filme Il Giorno In Più chamada Something Is Changing (se eu não me engano, é que a passa nos créditos), que eu gosto muito.

Gosto dela exatamente por ela ser bem diferente do que temos atualmente no cenário musical italiano (e diria até mundial). Por conta de programas como Amici e X-Factor, a Itália tem revelado “talentos” musicais bem parecidos e eu acho que Malika foge um pouco disso, sendo mais autêntica.

Confesso ter deixado a cantora um pouco de lado, mas depois de sua participação desse ano, minha relação com ela é só amor, rs! Seu novo álbum é muito bom. Fiquei curiosa para conhecer os trabalhos anteriores dela.

Uma cantora italiana que vale a pena conhecer ;)

Foto: Malika Ayane (Reprodução)

Anúncios

4 comentários sobre “Malika Ayane

  1. Marina disse:

    Amo a Malika Ayane!!!Que voz!!Pena que por enquanto não tem nenhum show agendado por aqui… :( Uma música dela com o Pacifico (L’unica cosa che resta) é a “nossa canção”,então você pode imaginar o quanto gosto dela!!rs
    Un bacio cara!

    Curtir

    • Isabela disse:

      Ah, a Malika é ótima mesmo! E não conheço essa música dela com o Pacifico. Quero ouvir mais coisas dela ;)
      Un bacione, bella!

      Curtir

  2. Valquiria Luciano Correia Ferreira disse:

    Sim, a voz de Malika é doce e marcante, diferente de tudo o que estamos escutando no mundo. Ela é talentosa, ela canta com o seu todo. Assistir um show seu seria maravilhoso!

    Curtir

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.