Tradições de Páscoa na Itália

Coelhinho da Páscoa que trazes pra mim?
Um ovo, dois ovos, três ovos assim…

E a dieta vai bem? rs

Sendo a Itália um país composto em sua grande maioria por católicos, eles obviamente celebram a Pasqua.

E celebram tanto que o feriado – já longo – dura ainda mais um dia por conta da Pasquetta, a primeira segunda após o domingo de Páscoa (também conhecida como lunedì dell’Angelo).

Essa tradição começou somente após a Guerra, para que as pessoas pudessem passar mais tempo com suas famílias e amigos. Ela também é conhecida como a segunda-feira do anjo por conta do encontro dele com as mulheres que acharam a sepultura de Cristo vazia.

Nessa segunda, a festa acontece por conta da reaparição de Jesus, depois da ressurreição, para dois discípulos. Os cristãos, para recordar esse momento, normalmente optam por fazer uma caminhada fora das muralhas das cidades.

Na sexta-feira santa, o dia é considerado de luto absoluto e as estradas são iluminadas com tochas e ocorrem várias procissões e a Via Crucis.

À meia-noite do sábado santo, os sinos anunciam a ressurreição, que é celebrada ainda mais no domingo. Depois da Quaresma, normalmente é feito um cordeiro e são distribuídos os ovos e a colomba pascal.

O ovo simboliza a renovação da vida. Para quem mora no hemisfério norte, normalmente a Páscoa acontece junto com o início da primavera, então o ovo também simboliza fertilidade.

A Páscoa é celebrada de diversas formas ao longo de todo país, mas basicamente cada região tem sua forma de comemorar a data. Alguns focam na Via Crucis, outros nos ovos, outros na pomba e assim por diante.

Em Ischia, existe uma celebração muito antiga, do século XVII que se chama Corsa dell’Angelo, que reproduz o momento do encontro entre Maria e Jesus após a ressurreição. Procissões do mesmo século acontecem em Bari, na Puglia, onde acontece a explosão de um fantoche de uma senhora velha vestida de negro. Ela simboliza a morte e sua explosão, a vitória da vida.

Em Urbania, Pesaro, existe um jogo que se chama Punta e Cul, e em Tredozio, Forlì, la Sagra e il Palio dell’Uovo, outro jogo. Ambos têm como protagonista os ovos de Páscoa. Em Bormio, Sondrio, os protagonistas são os cordeiros: cinco são benzidos para a festa.

Os fogos de artifício tomam conta das ruas na cidade de Sulmona em Abruzzo para o ritual medieval chamado Madonna Che Scappa. Já dança e cantos populares em albanês do século XVIII acontecem na sexta-feira Santa em Spezzano Albanese, Calábria.

Em Oliena, Sardenha, existe uma competição divertida em busca de uma estátua de Cristo. Ela se chama Scrocifissione e tanto homens quanto mulheres saem por todas as igrejas durante toda semana santa em busca do Cristo Risorto.

Na Sicília, a comemoração também é antiga e muito baseada nos costumes locais antiquíssimos. Peregrinações e cortejos mascarados acontecem por todas as ruas das cidades, incluindo as máscaras da Morte e dos Demônios nas cidades de Prizzi e Adrano.

O desfile de Trapani também é bastante famoso, onde os fiéis estão vestidos com túnicas longas e com os pés descalços. A tradição é de 1756 e é conhecida como La Processione dei Misteri. Um desfile semelhante acontece em Taranto, Puglia.

Em Procida, Campania, os 12 apóstolos desfilam encapuzados e com uma cruz e uma coroa de espinho nas costas. Em Enna, Sicília, juntamente com as cruzes, outros 24 símbolos da crucificação aparecem no desfile.

A pomba é protagonista da festa em Florença. Falei do famoso Scoppio del Carro nesse post aqui. Para ver o vídeo do Scoppio desse ano, clique aqui. Dizem que se a explosão for perfeita, será um ano positivo para Firenze.

Por fim, temos Roma que além de uma Via Crucis interessante, tem a famosa Missa Santa no domingo de Páscoa que acontece na praça San Pietro no Vaticano.

… … … … …

Quantas Páscoas seriam necessárias para conhecer todas as diferentes tradições das cidades italianas? Achei várias delas bem interessantes!

Para quem pode se esbaldar no chocolate e/ou passar essa data na Itália: que dia feliz o de vocês, rs! Para todos os outros existe Mastercard: auguri di buona Pasqua! :)

PS.: quem se encontra na Itália, os museus e sítios arqueológicos do Estado terão ingressos gratuitos hoje. Amanhã, na segunda do anjo, eles terão abertura extraordinária (os museus são fechados às segundas) pelo preço normal.

Foto: Páscoa (Reprodução)

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s