Para chamar a chuva!

Final de mês (eterno), véspera de semanas de provas e grande parte do Brasil continua com os reservatórios de água abaixo do ideal. Nada como a música para aliviar qualquer pressão.

Morando no sudeste, percebemos que a situação em relação à água é bem crítica.

Mais do que pedir pelas águas de março fechando o verão, por que não tentar chamar a chuva com uma playlist bem italiana? Se o nosso verão é chuvoso (#sqn esse ano), na Itália, ele tem como característica ser seco.

Ainda assim, o que não faltam são músicas que cantam a chuva… e qualquer brasileiro que se preze, nesse momento, invejaria litros (olha o trocadalho! rs) Gene Kelly

Para conhecer a seleção de músicas com comentários, clique no link abaixo. Para ouvir a playlist direto, clique aqui.

1. Marco Carta – Come Pioggia d’Estate

Comecemos com uma chuva inesperada de verão. Como eu disse, o verão na Itália é seco. Para nós, ele também foi. Nada como cantar a alegria de um amor inesperado. E no nosso caso, esse amor é a chuva, meu bem. Chuva, surpreenda-nos! rs

2. Iotatòla/Iodasola – Piove di Domenica

Uma música pop para acompanhar o clima. Embora a letra diga que ela fica triste quando chove no domingo, eu não ficaria triste se fosse domingo, sábado, sexta ou carnaval contanto que chovesse! rs – aliás, surpresa boa mesmo foi a dupla do Iotatòla ;)

3. Levante – Come Quando Fuori Piove

Continuando a sessão chuva depressão, porque sim, é mais do que deprimente ficar sem água, temos Levante, nome artístico da cantora siciliana Claudia Lagona, outra grata surpresa nessa playlist. Eu gostaria de me lembrar como é a sensação de quando chove lá fora… rs.

4.  Fred Buscaglione – Piove (Ciao, Ciao, Bambina)

Adoro Fred Buscaglione e sua voz. Ele é um clássico por si. É choro ou chuva? Eu espero que seja chuva… e enquanto chove, eu choro com você. Adeus, criança! Apesar do clima triste e saudoso da música, dá pra improvisar uma dança ;) Il Volo regravou essa música em forma de operatic pop.

5. Federico Poggipollini – Bologna e Piove

Bologna e chove. Deve ser um cenário lindo, que eu infelizmente não vi. Ainda assim, fica o apelo pela chuva. É como se ele estivesse no carro e ela atravessando a rua. O mundo para e mil gotas caem. Achei romântico e o Poggipollini entrou na minha listas de “para ouvir” :)

6. Max Gazzè – Se Piove

Eu gosto bastante do Gazzè, um cantor bem popular na Itália, e eu o considero muito bom. Ele pede que se chover, não abra o guarda-chuva, espere o seu dia de sol. Eu sinto uma falta danada de tomar banho de chuva… tão bom! :)

7. Dear Jack – La Pioggia È Uno Stato d’Animo

Dear Jack é uma banda bem popular pelas redes sociais. A banda dos jovens italianos. Segundo eles, a chuva é um estado de espírito que toma conta quando a pessoa amada não está por perto. Eu já diria que quando chove é que queremos ficar mais juntinhos… por favor, venha chuva! rs

8. Negramaro e Jovanotti – Cade La Pioggia

A música de Negramaro em parceria com Jovanotti fez sucesso na Itália. De fato, como diz a canção, quando a chuva cai, ela lava tudo. Mas essa música tem mais um toque de nostalgia do que qualquer outra coisa. Cai a chuva e essa paz é apenas água suja…

9. Carmelo Zappulla – Piove

Um ritmo mais latino para quase finalizar a playlist. Deus que me perdoe, mas eu super lembrei de Amado Batista (“adocica, meu amor, adocica”). Quem sabe dançando, a chuva não venha mais rápido (ou se afaste de vez, rs)?

10. Adoniran Barbosa – Samba Italiano (Piove)

E por que não fechar essa playlist de forma bem brasileira? Esse samba italiano foi gravado por Ado(ro)niran Barbosa em 1975. E ele pode, sim, italianizar as palavras, como faz no começo da música. Infelizmente, Adoniran, faz tempo que não chove…

RESUMO

Playlist: Para chamar a chuva!
Número de faixas:
10.
Duração: Aproximadamente 40 minutos.
Link: YouTube.

Será que a chuva vem? E quando eu digo vir é aquela chuva constante e não esses temporais que quase não alteram o nível dos reservatórios e só alagam a cidade. Precisamos mesmo é daquela chuvinha mais perene, que encharca a terra e que, mais do que horas, dure alguns dias… oremos!

Foto: Fita antiga (Reprodução)

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s