Maison Bruil

Maison Bruil

A Maison Bruil na cidade de Introd em Valle d’Aosta é um dos maiores exemplos de arquitetura rural do território de Gran Paradiso. É uma antiga casa onde todos os espaços necessários para a sobrevivência das pessoas e dos animais eram agrupados sob um mesmo teto.

A forma atual do local é fruto da evolução arquitetônica que ocorreu entre 1680 e 1856, quando os corpos da fábrica se fundiram para formar apenas um núcleo. Atualmente, ela virou um museu tanto da alimentação quanto da memória. A visita acontece em três andares, nos ambientes típicos da casa, representados em suas funções originais.

A exposição que ganha espaço ali se chama “Conserver le souvenir…se souvenir pour conserver”, ou seja, conservar a lembrança… lembrar-se para conservar. Aqui, são mostradas as técnicas usadas nos antepassados e como elas evoluíram ao longo dos séculos para melhorar a utilização dos alimentos do próprio território e também contribui para conservar a memória.

Os ambientes são preparados para dar a impressão do tempo e para que o tema sobre a alimentação tradicional possa ser abordado de forma mais profunda, com testemunhos em dialeto (lembrando que o francês também é idioma oficial) e painéis interativos.

O que torna esse museu interessante é o fato de que a terra dessa região descansa por muitos meses e não é cultivável durante o ano tanto, então a população teve que aprender a usar recursos entre uma colheita e outra para conservar os alimentos, de acordo com princípios químicos e físico: como o frio, o sal, secar, queimar e isolamento de ar e luz.

O Atelier du Goût é uma rede de produtores enogastronômicos  dentro do Grand Paradiso e funciona como uma vitrine para descobrir tanto o território quanto os produtos. Os visitantes podem participar das apresentações e degustar, sempre demonstrando as técnicas e o contexto que dão vida aos produtos.

Para saber o horário de funcionamento do Maison Bruil e preço dos ingressos, é preciso enviar um email para info@cm-grandparadis.vda.it. Lembrando que essa região italiana é autônoma e pode ter funcionamento diferente das outras regiões italianas.

Quem gosta de comida e é curioso, certamente não deve perder esse passeio. Deve ser interessante para crianças aprenderem alguns processos na conservação de alimentos ;)

Foto: Maison Bruil em Introd (Reprodução)

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s