Para entrar no clima italiano

Bora curar essa ressaca pós carnaval? rs

Estava aqui pensando: por que nunca criei uma playlist para o blog? Sinceramente, não sei.

Mas ainda bem que sempre existe uma primeira vez para tudo, e que temos a internet e o YouTube para facilitar nossa vida, rs. Gostei tanto da ideia que pretendo montar outras temáticas :)

Nada de Tarantella, Funiculì Funiculà, Champagne (per brindare un incontroooo) e O’ Sole Mio, pensei em algo um pouco mais divertido (ou não) e mais recente (ou não também). Também não quis repetir cantores. A proposta também serve para conhecer gente nova  – logo, nada de Pausini e Ramazzotti (mas quem lê o blog verá muitos rostos conhecidos).

Para ouvir as músicas em sequência, clique aqui e vá direto para a playlist no YouTube. E que essa playlist possa servir de trilha sonora para sua viagem – física ou mental ;)

1. Tutto L’Amore Che Ho – Jovanotti (2011)

Comecemos com Jovanotti. Para mim, uma das melhores canções já escritas por ele. E se é amor o que eu sinto pela Itália e, considerando que ele não tem preço, pagarei oferecendo todo o amor que eu tenho. Estamos juntos, Jova!

2. Milano – Alex Britti (2000)

Vai passar um dia na capital da moda? Para mim, não existe música que represente melhor o que é Milano. A melancolia, a pressa, os monumentos… tudo isso cantado em forma de poesia por Alex. E, sim, eu trocaria facilmente a palavra Milano por São Paulo nessa música…

3. Via Del Campo – Fabrizio de André (1967)

Fabrizio de André era de Genova e é possível relacionar muitas de suas músicas aos locais da cidade. Via Del Campo fez parte de seu primeiro álbum de estúdio e a rua ficou famosa exatamente por conta dessa música, considerada uma das mais representativas de André.

4. La Tua Canzone – Negrita (2013)

Passemos a melancolia das três músicas iniciais para uma que me faz querer pegar a estrada toda vez que eu a ouço (provavelmente por conta do clipe). Alugou um carro e vai percorrer a Toscana? Coloque Negrita de fundo e grite em plenos pulmões: “é uma passagem para as estrelas, aquela ali na sua frente…”

5. Dark Bologna – Lucio Dalla (2006)

Ninguém melhor para nos contar sobre as peculiaridades de Bologna de forma apaixonada que o próprio Lucio Dalla, afinal, estamos falando de sua cidade natal. Basicamente, uma música escrita por um Lucio que volta à sua cidade e caminha por suas ruas…

6. Un’Altra Estate – Nina Zilli (2012)

Os italianos são apaixonados pelo verão porque são apaixonados pelo mar, e nada como uma música que fala sobre o verão, o mar e uma paixão de verão que… ficou no verão. Mas tudo isso cantado de forma leve e com a voz deliciosa da Nina Zilli.

7.  Roma Capoccia – Antonello Venditti (1972)

Claro que não podia faltar a cidade eterna. E ninguém melhor que Antonello Venditti, romano, que já escreveu umas quatro músicas dedicada à capital italiana, para cantar sobre Roma. Escolhi essa porque é uma declaração de amor a essa cidade que encanta tanta gente!

8. Ogni Volta – Vasco Rossi (1982)

Hora de acalmar os ânimos e pegar a estrada, já em clima saudosista, em direção ao sul da Itália e ninguém melhor para nos acompanhar que Vasco Rossi com sua belíssima Ogni Volta. Entre no clima com Vasco antes de mergulhar na região italiana dos mares mais azuis.

9. Napule È – Pino Daniele (1977)

Também conhecida como Napul’è, foi escrita por um dos maiores compositores italianos, Pino Daniele, que faleceu no começo de 2015. Napolitano, a música é cantada em dialeto. Uma linda música para homenagear uma região italiana que tanto ofereceu para a música.

10. TVM – Tiziano Ferro (2011)

A música fala de um relacionamento que terminou com três palavras bem duras: ti voglio male (TVM) – te quero mal ou, mais forte, te odeio. Mas, hey, para se consolar, nada como abrir a janela e ver a Sicilia, local onde ela foi composta. E mais alguém sentiu uma influência brasileira na música?

11. Sardegna – Cesare Cremonini (2005)

Já que a Sicilia foi mencionada, por que não a Sardegna também? Uma música praticamente desconhecida de Cesare Cremonini, que fala sobre pessoas comuns, mas dolcissima fazendo jus à ilha, onde reina sempre o sol e o bom humor.

12. Buonanotte All’Italia – Ligabue (2007)

Não poderia fechar essa lista de forma diferente. Uma música que é uma declaração de amor à Itália, com uma pitada de tristeza, feita por ninguém menos que Ligabue, aquele mesmo que expressa o que você está sentindo melhor que você mesmo.

RESUMO

Playlist: Para entrar no clima italiano.
Número de faixas: 12.
Duração: Aproximadamente 54 minutos.
Link: YouTube.

E se você fosse montar uma playlist para ouvir em solos italianos, como ela seria?

Foto: Fita antiga (Reprodução)

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s