Carnevale di Putignano

Carnevale di Putignano

Nem só de Venezia vive o carnaval na Itália (já falei do Carnevale di Venezia aqui). Outro carnaval bem tradicional no país é o da cidade de Putignano, na Puglia.

Provavelmente, esse carnaval começou por volta de 1394, quando os cavaleiros de Malta, que possuíam o governo do território, decidiram se transferir para a cidade as relíquias de Santo Stefano.

A população da cidade acolheu com muita alegria a chegada do Santo e comemorou a procissão. Então, após a cerimônia religiosa, continuaram as comemorações com danças, cantos e recitações em vernáculos com versos e sátiras improvisadas.

Esse tipo de celebração deu início aos Propaggini (ramificações), que ainda hoje são o coração do carnaval da cidade. Desde aquela época até os dias de hoje, poetas se alternavam no palco da Piazzo Plebiscito para recitar versos satíricos, em dialeto, contra políticos ou grandes poderes da época ou hábitos da época – tudo de forma irônica.

Farinella

Farinella

Durante a época fascista, o carnaval se tornou uma manifestação mais burguesa, com desfile de carros alegóricos, o que deu abertura para os artesãos e carpinteiros da época.

A máscara símbolo desse carnaval se chama Farinella, que usa uma roupa onde estão representados os símbolos da cidade e o nome vem exatamente de um produto típico, de nome homônimo, que é uma farinha derivada de legumes.

O carnaval de Putignano também é um dos mais longos: normalmente começa depois do Natal, com uma cerimônia chamada scambio del cero (troca de velas), que representa a redenção de todos os pecados que acontecerão durante o carnaval (!!!) e com o início das propaggini.

Nos três domingos que antecedem a quarta-feira de cinzas, começam os desfiles dos carros alegóricos (feitos de papel-machê, assim como as máscaras venezianas) e, para terminar, na terça-feira gorda, um desfile à noite com a comemoração chamada funerale del Carnevale (funeral do carnaval), representada como um porco.

O final do carnaval é feito através do campana dei maccheroni (sino do macarrão), que toca em luto e dá início ao último e farto banquete antes do jejum da quaresma.

… … … … …

Não tenho dúvidas de que deve ser um carnaval bem divertido!! Para quem estiver pela Puglia nesses dias, fica a dica ;)

Foto: Carnaval de Putignano (Reprodução)

Anúncios

Um comentário sobre “Carnevale di Putignano

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s