Festival di Sanremo 2015

A 65ª edição do Festival di Sanremo, o mais importante festival de música da Itália, acontecerá entre os dias 10 e 14 de fevereiro no famoso Teatro Ariston em Sanremo, com apresentação de Carlo Conti, auxiliado pelas cantoras Arisa e Emma, ambas já vencedoras do festival. Também auxiliará a atriz espanhola Rocío Muñoz Morales.

O campeão do festival poderá representar a Itália, a não ser que renuncie, no Eurovision Song Contest em Viena, nos dias 19, 21 e 23 de maio de 2015. O Eurovision é outro festival de música importantíssimo na Europa que reúne os melhores cantores do continente.

O Festival será dividido em cinco noites.

Na primeira noite, se apresentarão 10 dos 20 cantores inscritos na categoria Campioni (campeões) e serão apenas introduzidos os oito participantes da categoria Nuove Proposte (novas propostas). Os convidados da noite serão os Imagine Dragons, banda americana.

Na segunda noite, se apresentarão os outros 10 participantes da categoria Campioni e começará a competição das Nuove Proposte com quatro cantores se apresentando em duplas, em confronto direto: os dois ganhadores (somando-se os votos do público mais imprensa) farão a semifinal na quarta noite.

Na terceira noite, os 20 da categoria Campioni farão covers e ao fim da noite, a apresentação mais votada pelo público e pela imprensa será premiada. Continuará a apresentação das Nuove Proposte, no mesmo formato da noite anterior.

Na quarta noite, os 20 cantores voltarão a se apresentar com as canções próprias e ao fim da noite, os quatro menos votados serão eliminados. Aqui o voto do público terá um peso de 40%, enquanto o dos jurados e dos especialistas, um peso de 30% cada. Já as quatro novas propostas que ainda estão na competição se enfrentarão diretamente restando apenas dois para a grande final, nesse mesmo dia.

Na noite final, os 16 cantores que permaneceram da noite anterior se apresentarão novamente com a mesma canção. O sistema de votação será o mesmo da noite anterior e os três mais votados passarão para a final, se apresentarão novamente e através do mesmo sistema de votação, será eleito o novo campeão da 65ª edição de Sanremo.

Abaixo, a lista dos 20 artistas na categoria Campioni com a canção própria e o cover:

Artista Canção Cover
Alex Britti Un Attimo Importante Io Mi Fermo Qui
Anna Tatangelo Libera Dio Come Ti Amo
Annalisa Una Finestra Tra Le Stelle Ti Sento
Bianca Atzei Il Solo Al Mondo Ciao Amore Ciao
Biggio e Mandelli Vita d’Inferno
Chiara Straordinario Il Volto Della Vita
Dear Jack Il Mondo Esplode Io Che Amo Solo Te
Gianluca Grignani Sogni Infranti Vedrai Vedrai
Grazia di Michele e Mauro Coruzzi Io Sono Una Finestra Alghero
Il Volo Grande Amore Ancora
Irene Grandi Un Vento Senza Amore Se Perdo Te
Lara Fabian Voce Almeno Tu Nell’universo
Lorenzo Fragola Siamo Uguali Una Città Per Cantare
Malika Ayane Adesso e Qui
Marco Masini Che Giorno È Sarà Per Te
Moreno Oggi Ti Parlo Così Una Carezza In Un Pugno
Nek Fatti Avanti Amore Se Telefonando
Nesli Buona Fortuna Amore Mare Mare
Nina Zilli Sola Se Bruciasse La Città
Raf Come Una Favola Rose Rosse

Agora, os oito cantores da categoria Nuove Proposte:

Artista Canção
Serena Brancale Galleggiare
Giovanni Caccamo Ritornerò Da Te
Kaligola Oltre Il Giardino
KuTso Elisa
Enrico Nigiotti Qualcosa Da Decidere
Rakele Io Non Lo So Cos’è L’amore
Amara Credo
Chanty Ritornerai

Não preciso nem comentar que estou muito satisfeita em ver o nome do meu amado Alex Britti entre os cantores, né? Mas, infelizmente, Alex não deu muita sorte nos últimos festivais que participou. Não faço ideia de como será a música própria e também não conheço o cover.

Também estou muito feliz em ver, por exemplo, Nek voltando ao Festival – lembrando que Nek já chegou ao 3º lugar com a música In Te na edição de 1993, na categoria que seria hoje de Novas Propostas. Também estou muitíssimo interessada na apresentação da Nina Zilli, outra querida minha (e espero que venha seguida de um novo álbum).

Para mim, o grande problema desse novo formato é o peso da votação do público. Apesar de representar 40% do total de votos, ainda é um peso grande e, para mim, em uma indecisão entre jurados e especialistas, acaba ganhando aquele que tem maior fã clube ao invés de ser o que teve, de fato, a melhor apresentação.

Prevejo uma votação em peso para o trio Il Volo, por exemplo.

Ano passado também não achei que Arisa merecia levar o leão. Assim como em 2012, também não achei que Emma o merecesse. Arisa ficou em 2º naquele ano com a música La Notte, que eu considero mil vezes melhor que Controvento, campeã de 2014. Seria uma prêmio de compensação? Enfim…

É bom ter um olho bem grudado também na categoria de novas propostas. Costuma sair coisa muito boa dela (às vezes, melhor até que da categoria principal #ficadica).

De qualquer forma, confesso que estou bem tentada a acompanhar de perto essa edição do Festival (acredito que o site da Rai vá exibir em streaming). Agora, é aguardar para ver…

Foto: Festival di Sanremo (Reprodução)

Anúncios

3 comentários sobre “Festival di Sanremo 2015

  1. Thais disse:

    Ciao bella!

    feliz 2015!

    a razão dos poucos comentários é porque estou trabalhando muito, mas sempre olho as atualizações.

    baci ed arrivederci!

    Curtir

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s