Addio, Francesco e Anita!

Morrem Francesco Rosi e Anita EkbergMorreram nesse final de semana na Itália Francesco Rosi e Anita Ekerg, duas figuras importante no cinema italiano.

Rosi morreu aos 92 anos e era considerado um mestre do cinema político. Entre seus filmes mais famosos, estão Bandido Giuliano (1961), As Mãos Sobre a Cidade (1963) e Caso Mattei (1972): no primeiro, ele reconstituiu o assassinato de um dos bandidos mais perseguidos da Sicilia; no segundo, ganhador do Leão de Ouro em Veneza, falou sobre a especulação imobiliária; no terceiro, ganhou o Palma de Ouro e contou sobre o acidente aéreo que matou o engenheiro Mattei.

O último filme de Rosi foi La Tregua de 1997. Durante toda sua carreira, buscou denunciar a corrupção e os jogos de interesse presentes na política. Ele morreu em Roma, no dia 10, em sua casa como resultado de complicações da bronquite.

Já a musa de Federico Fellini, Anita Ekberg, morreu na manhã de domingo, 11, em uma clínica San Raffaele i Rocca di Papa em Castelli Romani, uma zona próxima de Roma, aos 83 anos.

Sueca de nascimento, Anita já morava há muitos anos em Genzano, uma vila na cidade romana de Montegiove. Foi Miss Suécia aos 19 anos, mas perdeu o Miss Universo em 1950, porém isso abriu as portas de Hollywood para ela, que pegou apenas papéis pequenos. Em 1960, sua grande chance como Silvia no filme A Doce Vida de Fellini.

Quem não se lembra da clássica cena na Fontana di Trevi?

Ela voltou a trabalhar com Fellini em outros filmes, mas já no final de sua carreira tornou a fazer papéis menores. Seu último trabalho foi para uma série de TV, Il Bello delle Donne 2, em 2002.

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s