Por que a Torre de Pisa é inclinada?

Restauros da Torre de PisaJá que o post de ontem foi sobre as torres inclinadas da Itália, resolvi falar hoje sobre o porquê da inclinação da Torre de Pisa, a mais famosa, e provavelmente pelo mesmo motivo, os outros campanários e torres mencionados no post anterior devem ter cedido.

A construção do campanário da Catedral de Santa Maria Assunta começou em 1173 e levou quase dois séculos para ser finalizado. Logo na construção dos três primeiros andares foi notada uma ligeira inclinação devido ao afundamento do terreno, que é de argila e areia e possui baixo de grau de compactação. Além disso, foram usados materiais pouco firmes para sustentar uma obra de tal porte.

Depois de uma segunda pausa, os trabalhos foram retomados em 1275 por Giovanni di Simone e Giovanni Pisano que construíram os últimos três andares da torre.

Tentando criar uma ilusão de ótica, eles fizeram as colunas com tamanho diferente, mais baixas do lado oposto ao da inclinação. Visualmente, o cérebro interpreta como se ela fosse reta na parte de cima. Acontece que isso só fez com que o lado da inclinação ficasse ainda mais pesada, colaborando ainda mais para a inclinação do campanário.

A partir do século XX, a Torre passou a se inclinar cerca de 1,2 milímetro por ano, chegando a 4,5 metros de inclinação em 1990, quando foi fechada ao público, pois havia risco de desmoronamento – no ano anterior, uma torre em Pavia desmoronou e tinha sido construída sob solo semelhante. O governo calculou então que em no máximo 20 anos, o mesmo aconteceria com a Torre de Pisa.

O governo começou a analisar propostas que solucionariam total ou em partes o caso da torre. A proposta vencedora era simples: a terra foi tirada gradativamente do lado da inclinação e placas de chumbo foram instaladas na fundação para evitar desmoronamento durante os trabalhos. As obras começaram em 1997 e só terminaram em 2001, quando a Torre foi reaberta, reduzindo em 40 centímetros a inclinação.

Agora um causo que achei bem interessante (ou não! rs):

Tornar a Torre de Pisa reta era considerado tão importante que foi até promessa de governo, rs. Na década de 30, o ditador Mussolini prometeu endireitar a torre, tornando a sua recuperação um de seus trunfos.

O que aconteceu: ele mandou injetar quase 100 toneladas de argamassa no solo, achando que isso compensaria a inclinação. O resultado? A inclinação ficou ainda maior.

Palmas para Mussolini! rs

Bom, ainda não se sabe se os últimos reparos feitos impedirão a torre de cair algum dia. A esperança é de que não. Mas, sendo bem sincera, também não espero que ela fique reta um dia, pois acho que seu charme reside exatamente aí: na sua inclinação. Confesso também que fiquei parcialmente decepcionada quando vi a Torre pela primeira vez. Eu a imaginava bem alta, rs.

Por ora, digo apenas que ninguém precisa sair correndo, comprando passagem hoje para conhecer a Torre. Muito provavelmente, ela não cairá nos próximos 20 anos ou mais. Fora que a tecnologia está sempre avançando. Eu acredito muito que sempre haverá uma intervenção humana para impedir que ela caia de fato.

Com decepção ou não, só sei que me deu muita vontade de ir para Pisa novamente… rs.

Foto: Restauros da Torre de Pisa (Reprodução)

Anúncios

Um comentário sobre “Por que a Torre de Pisa é inclinada?

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s