Festivais de chocolate na Itália

Festivais de chocolate na ItáliaFonte: Touring Club Italiano – 26/11/2014

Para os fãs de chocolate, a Itália oferece festivais do doce praticamente o ano todo. Confira abaixo 10 festivais de chocolate, onde normalmente é possível degustar e ver coisas incríveis, como a Itália feita de chocolate (foto), apresentada ano passado. Se quiser ver mais fotos (eu fiquei literalmente babando, rs), confere o Google Imagens.

  1. Cioccolatò, Torino – 21/11/2014 a 30/11/2014
    A cidade do Gianduiotto não podia não ter uma festa do chocolate. O festival Cioccolatò já chega a sua 11ª edição. São interessantes os encontros do “Cioccolato con l’autore“, onde escritores e leitores ficam frente a frente com uma taça de chocolate quente.
  2. Chocomodica, Modica – 05/12/2014 a 08/12/2014
    Provar os melhores chocolates à sombra dos belíssimos prédios barrocos sicilianos, patrimônios da humanidade. Bastaria apenas isso para tornar a festa do chocolate de Modica um evento imperdível. A isso somam-se degustações, laboratórios, shows e a “Notte fondente“, uma noite em branco pelo chocolate.
  3. ChocolArt, Taormina – 20/12/14 a 06/01/2015
    Contar a história da Sicilia utilizando como único meio o chocolate. É esse o objetivo do ChocolArt, a festa de chocolate que acontece na elegante Taormina. O tema dessa edição é “La via del sale“, o pedaço de costa que vai de Trapani a Marsala. Tem também pratos a base de chocolate, além de apresentações de chefes italianos, degustação e a competição pela melhor torta de chocolate.
  4. Fiera del cioccolato artiginale, Firenze – 06/02/2015 a 15/02/2015
    Será a 11ª edição dessa festa do chocolate que acontece na magnífica esquina da Santa Maria Novella. A feira abriga artesãos do chocolate de toda a Itália que, além de apresentar ao público suas próprias criações, explicam seu trabalho nos laboratórios e seminários.
  5. Cioccolentino, Terni – 11/02/2015 a 14/02/2015
    A cidade do São Valentim não poderia comemorar o dia dos namorados de forma mais doce. Uma festa para todas as idades. Para os maiores, há degustações, seminários e aprofundamento na arte da confeitaria. Os menores poderão “sujar as mãos” preparando doces de chocolate nos laboratórios feitos para a ocasião.
  6. Ciok in Roma, Roma – entre fevereiro e março
    É uma festa do chocolate recente, chegará a sua 3ª edição. Tem como vantagem poder usar um espaço de exibição excepcional: o terraço do Pincio e os espaços verdes em volta.
  7. Chocoland, Napoli – abril
    Como em Roma, essa festa de Napoli também é novidade. A edição desse ano aconteceu na costa napolitana. Laboratórios para bolos, doces de chocolate de tradição napolitana e doces para degustação são os pontos fortes do evento.
  8. Eurochocolate, Perugia – 16/10/2015 a 25/10/2015
    Sem dúvidas, o festival do chocolate mais famoso da Itália (a primeira edição foi em 1993). Todo ano, no meio de outubro, a cidade do Baci Perugina se torna o destino dos gulosos de toda Itália. Não perca as esculturas de chocolate na Piazza IV Novembre, evento no qual alguns artistas trabalham em blocos de chocolate que pesam mais de 100 quilos. A edição do ano que vem já tem tema: “Mustachoc – da leccarsi i baffi“*.
  9. Un prato di cioccolato, Prato – outubro
    Chega em 2015 a sua 3ª edição, o festival do chocolate de Prato reúne artistas artesanais de chocolate de toda Itália com degustações de café, grappa, vinho e chocolate, aulas para adultos e laboratórios para as crianças, além de workshops para escolas.
  10. Cioccoshow, Bologna – novembro
    No ano que vem, chegará a sua 11ª edição, a festa do chocolate acontece à sombra das duas torres, no centro histórico da cidade. Uma curiosidade: para a edição de 2010, em ocasião dos 400 anos da morte de Caravaggio, foi feita a mostra fotográfica, “Ma Caravaggio amava la cioccolata?“**.

Para quem vai à Itália, em qualquer época do ano praticamente, tem sempre uma opção para os amantes de chocolate. Eu fiquei particularmente interessada no festival que acontece em Taormina. Imaginem que legal conhecer a história da Sicilia através do chocolate.

Nham nham nham =9

Ainda passada com as fotos da Itália feita de chocolate, rs. Teria até dó de comer… só que não! rs

*leccarsi i baffi: lamber o bigode, trocadilho com o nome em inglês mustache.
**ma Caravaggio amava la cioccolata: mas Caravaggio amava chocolate?

Foto: Festivais de chocolate na Itália (Reprodução)

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s