A Natureza da Invenção

Leonardo da Vinci: A Natureza da InvençãoFonte: InDicas – 11/11/2014

Até 10 de maio de 2015, paulistanos terão o privilégio de mergulhar no universo de um dos maiores gênios que a humanidade já conheceu. Isso porque acaba de chegar à Galeria de Arte do Sesi a exposição gratuita “Leonardo da Vinci: a Natureza da Invenção”, que reúne um material de extrema riqueza para quem deseja entender as ideias e o processo criativo do grande artista e engenheiro do século XV.

Mundialmente conhecido por obras de extremo valor para a história da arte, como Mona Lisa (1517) e A Última Ceia (1498), Da Vinci também foi um estudioso que se inspirou na observação da realidade e na análise de fenômenos da natureza (como o fluxo da água ou o movimento do corpo dos animais) para criar invenções. É justamente esse lado visionário que será mostrado aos visitantes.

A exposição traz projetos, desenhos e maquetes produzidos por pesquisadores e engenheiros em 1952, ano de celebração de 500 anos de nascimento de Leonardo. Eles mergulharam no estudo e na interpretação de manuscritos de Da Vinci para conceber peças que ele havia desenhado, recriando máquinas voadoras, guindastes, armas de guerra, entre outras peças.

Para facilitar a visitação, foi feita uma divisão em sete núcleos temáticos: Introdução, Transformar o movimento, Preparar a guerra, Desenhar a partir de organismos vivos, Imaginar o voo, Aprimorar a manufatura e Unificar o saber.

Leonardo da Vinci: A Natureza da Invenção

Local: Galeria de Arte Sesi – SP
Endereço: Avenida Paulista, 1313 (em frente ao metrô Trianon-Masp)
Horários: todos os dias, das 10:00 às 20:00
Entrada: gratuita
Telefone: (11) 3146-7405
Até 10/05/2015

Aos amigos paulistanos, já aviso: fila quilométrica para entrar. Pelo menos, passei em frente esse domingo e desacreditei no tamanho da fila. Chego a conclusão que: paulistano ama, idolatra, vive por uma fila (não vou nem mencionar como estava a fila para ver o Dalí no Tomie Ohtake – fila para senha; depois, fila para entrar).

Como ficará exposta por seis meses, pretendo ir lá no meio, quando o povo estiver se esquecido dela (porque provavelmente vai ter uma ‘mais legal’ por aí), rs.

PS.: imaginem se tivesse vindo Il Cenacolo = CAOS!

Foto: Leonardo da Vinci: A Natureza da Invenção (Reprodução)

Anúncios

2 comentários sobre “A Natureza da Invenção

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s