Em tempos de selfies

Estava de bobeira pela internet (rs)… mentira, estava procurando uma frase de Italo Calvino e acabei esbarrando em outra.

O trecho a seguir faz parte de um dos contos que compõe a obra “Os Amores Difíceis”, que comprei logo depois de ler esse trecho (e algumas resenhas), mesmo tendo outros três livros do Calvino na frente. Eu me chamo Isabela e compro mais livros do que eu consigo ler. Prazer.

Foi escrito na década de 50 e me chamou a atenção por ser tão atual:

Il passo tra la realtà che viene fotografata in quanto ci appare bella e la realtà che ci appare bella in quanto è stata fotografata, è brevissimo. (…) Basta che cominciate a dire di qualcosa: “Ah che bello, bisognerebbe proprio fotografarlo!” e già siete sul terreno di chi pensa che tutto ciò che non è fotografato è perduto, che è come se non fosse esistito, e che quindi per vivere veramente bisogna fotografare quanto più si può, e per fotografare quanto più si può bisogna: o vivere in modo quanto più fotografabile possibile, oppure considerare fotografabile ogni momento della propria vita. La prima via porta alla stupidità, la seconda alla pazzia”.


Versão brasileira Hebert Richers abaixo:

“O passo entre a realidade que é fotografada na medida em que nos parece bonita e a realidade que nos parece bonita na medida em que foi fotografada é curtíssimo. (…) É só você começar a dizer a respeito de alguma coisa: “Ah, que bonito, tinha era que tirar uma foto!”, e já está no terreno de quem pensa que tudo que não é fotografado é perdido, que é como se não tivesse existido, e que então para viver de verdade é preciso fotografar o mais que se possa, e para fotografar o mais que se possa é preciso: ou viver de um modo o mais fotografável possível, ou então considerar fotografáveis todos os momentos da própria vida. A primeira via leva à estupidez, a segunda, à loucura”.

Relembro: foi escrito na década de 50. Para pensar.

Foto: Câmera fotográfica (Reprodução)

Anúncios

4 comentários sobre “Em tempos de selfies

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s