Abbazia di San Galgano

Abbazia di San GalganoEu piro em lugares assim! Sério, rs. Acho simplesmente sensacional!

O que se sabe de San Galgano é que ele morreu em 1181, sua festa acontece no dia 3 de dezembro, e que ele se converteu depois de ter uma juventude, digamos, conturbada. Resolveu viver como eremita para pagar penitência por tudo que aprontou antes. O momento da “conversão” aconteceu no natal de 1180, quando Galgano enfiou sua espada na colina de Montesiepi, para tentar transformá-la em uma cruz – e, sim, várias pessoas tentam relacionar a história de Galgano àquela da Távola Redonda.

A Abbazia di San Galgano fica a 30km ao oeste de Siena, na comuna de Chiusdino, e é da ordem cisterciense (ordem monástica católica). O sítio é composto pela capela (também conhecida como Rotonda di Montesiepi) e pela grande abadia (foto), hoje totalmente em ruínas, permanecendo somente os muros, sem teto.

Acredita-se que sua construção tenha começado pela abside e é parte que mais respeita as regras cistercienses. Aparentemente, a parte oriental foi realizada por donnus Johannes, enquanto a ocidental, pelo monge Ugolino di Maffeo.

À direita da abadia, encontra-se o claustro, onde acontecia toda a vida da abadia. Ele já estava completamente destruído no século 18, mas por volta de 1920, uma pequena parte dele foi reconstruída com os materiais originais.

Teto da abadia

Teto da abadia

A parte interna da igreja forma uma cruz latina de 71 x 21 metros (foto).

Também existe uma pequena influência por parte de Pisa nas cerâmicas que decoravam a fachada da abadia, provavelmente por uma intervenção de Volterra, tornando-se um caso praticamente único no território de Siena (lembrando que as comunas viviam em guerra).

A Rotonda di Montesiepi fica a alguns metros da abadia e é conhecida por esse nome exatamente por ser redonda. Ao centro dela, encontra-se a espada de Galgano, do século 17, presa a uma rocha – não é preciso mencionar que algumas pessoas já tentaram bancar o Rei Arthur, chegando até a quebrá-la.

Para chegar à abadia, somente de carro ou ônibus. Partindo de Siena, basta pegar os ônibus TRAIN ou RAMA, que chegam em San Galgano em mais ou menos 1 hora (importante ficar atento aos horários de volta também). A cidade também é bem próxima de Montalcino.

Não sei o quanto a informação vale para os dias de hoje (já que o site oficial está meio abandonado, rs), mas o ingresso custa €2,00. A abadia fica aberta todos os dias das 9:00 às 20:00, durante abril e outubro; e das 9:30 às 17:30, durante novembro e março. A Rotonda funciona basicamente nos mesmos horários e a entrada é gratuita.

Também tenho a leve impressão de que quem vai de ônibus tem que dormir por lá porque acho que os ônibus só vão e voltam uma vez por dia! É sempre bom perguntar antes de comprar a passagem e dar uma olhada em lugares para dormir em Chiusdino ou nas cidades em volta.

Maiores informações no site oficial.

Para mim, vale a visita. Já está na checklist (rs).

Foto: Abbazia di San Galgano (Reprodução)

Anúncios

2 comentários sobre “Abbazia di San Galgano

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s