Salame di cioccolato

Salame di cioccolato por Una lucciola...

O salame de chocolate é um doce muito conhecido por toda a Itália, variando um pouco conforme a região. Provavelmente, esse doce deu origem a nossa conhecidíssima palha italiana.

Na região da Emilia Romagna, é normal comer o salame depois do almoço de páscoa. Já no Piemonte, o doce é feito com chocolate amargo e gianduja, amêndoas e nozes do Piemonte – e o doce é apreciado seja pela alta qualidade quanto pela aparência, que é de um salame mesmo.

Diferentemente da nossa palha italiana, o salame di cioccolato não vai leite condensado. Então, pega uma barra de chocolate meio amargo, sua cesta para colher ovos frescos e a garrafa de rum, e VEM COMIGO! rs

Ingredientes

  • 200g de bolacha de maisena
  • 150g de manteiga sem sal
  • 100g de açúcar
  • 200g de chocolate meio amargo
  • 2 ovos
  • 2 colheres de rum

Modo de preparo

Primeiramente, é importante que manteiga esteja em temperatura ambiente.

Em banho-maria, derreta o chocolate e deixe-o esfriar. Enquanto ele esfria, pique as bolachas – a receita original indica 300g de bolacha, mas eu confesso que achei demais, acho que 200g (na verdade, menos ainda) são suficientes – quanto menor, eu acho melhor (só não deixe virar farelo).

Em um recipiente separado, misture a manteiga com o açúcar, depois coloque os ovos e o rum. Misture tudo muito bem. Em seguida, adicione o chocolate meio amargo derretido e frio. Incorpore tudo. Finalize adicionando as bolachas picadas.

Em um pedaço de papel manteiga, derrame a “massa” formada e dê a ela um formato cilíndrico. Enrole todo o papel em volta da massa e faça como se fosse um salame. Finalize passando papel alumínio, que dá uma reforçada, e dê o formato de salame.

Deixe na geladeira por pelo menos três horas. Passado o tempo, ele deverá estar duro. Corte em fatias, como se fosse um salame mesmo e sirva.

… … … … …

Acho que pela foto, dá para ver que tem bastante bolacha. Eu acho que 200g foram muito porque a sensação que eu tive é que faltou chocolate para “dar conta” das bolachas. Também terei que picar menor da próxima vez (e a preguiça mandou lembranças! rs). Ainda assim, o chocolate ficou uma delícia, derretendo na boca ;)

Foto: Salame di cioccolato por Una lucciola…

Anúncios

6 comentários sobre “Salame di cioccolato

  1. Thais disse:

    Que delícia! Tenho o livro Buon Appetito do Antonio Carluccio e Gennaro Contaldo que traz uma receita bem parecida, a original.
    Ainda não arrisquei faze-la, mas a palha italiana é mais fácil e prática.
    Bacione!

    Curtir

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s