È una cagata pazzesca!

Esses dias, estava lembrando de uma “expressão” italiana. Na verdade, acho que virou meio que um bordão, pois foi retirado de uma cena do filme de 1976 de Luciano Salce chamado “Il Secondo Tragico Fantozzi“.

Acho que esse filme não chegou a vir para cá, pois não achei a tradução do título e nem sei se é possível baixá-lo (acredito que sim).

Eu ouvi a expressão pela primeira vez em um dos vídeos feitos pelos jogadores de vôlei da seleção italiana (no segundo final, é possível ver os jogadores Buti e Travica dizendo “è una cagata pazzesca” em referência ao vídeo feito por eles).

Dei um google e vi que vinha do filme:

A cena acontece depois que os alunos do professor Riccardelli são forçados a assistir pela milésima vez “o mais clássico dos clássicos”, La Corazzata Kotiomkin” (clara referência ao filme russo “La Corazzata Potëmkin” de 1925).

Ao fim do filme, o professor quer começar o debate, mas ninguém se prontifica a falar. Fantozzi finalmente encontra coragem para subir e gritar:

“Per me… La Corazzata Kotiomkin… è una cagata pazzesca!”
Para mim, La Corazzata Kotiomkin, é um cagada louca!

O “discurso” de Fantozzi é seguido por 92 minutos de aplausos, visto que sua opinião era compartilhada por todos os colegas.

O bordão é usado até hoje. Recentemente, por exemplo, foi feita uma comunidade para o ganhador do Oscar, A Grande Beleza: “La Grande Bellezza è una cagata pazzesca!”, rs.

Confesso que eu adoro esse bordão, uso com certa frequência – sempre em italiano, claro; em português não tem o mesmo efeito! rs

– “Isa, o que você achou disso?”
– “È una cagata pazzesca!”

Seria muito arriscado eu perguntar o que vocês acharam desse post? Hahahahaha.

Vídeo: Cena do filme Il Secondo Tragico Fantozzi

Anúncios

2 comentários sobre “È una cagata pazzesca!

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s