Explorando os sabores italianos

Post por Daniel Gueratto, diretor social do Circolo Italiano di Amparo.

Para conhecer verdadeiramente uma cidade ou região é necessário conhecer também seus sabores. Mas como fazer isso no país da bota onde há (felizmente) tantos regionalismos?

Confesso que não é algo muito fácil, mas pode se transformar em algo bastante divertido (e saboroso…rs), além de te levar a conhecer lugares incríveis que ficam fora dos percursos turísticos.

Pesquise os principais ingredientes da gastronomia local (eles pode variar em função da época do ano). Sabendo isso, ficará mais fácil acertar na escolha do prato. Por mais estranho que pareça (na visão de um turista), alguns pratos, doces e vinhos da região não têm destaque nos cardápios.

Estas incríveis ilustrações do Antoine Corbineau já nos dão algumas pistas:

Ah, para vinhos e queijos (temas para novos posts) os selos de certificação, DOC – Denominação de Origem Controlada e DOCG – Denominação de Origem Controlada e Garantida, são uma boa forma de saber que estamos consumindo um produto regional.

Quando já estiver por lá, explore padarias, mercadinhos, bancas de frutas, mercados centrais, feiras livres e tudo que for parecido (rs). Nestes locais, normalmente menos turísticos, é que estão os produtos usados na cozinha do dia-a-dia. Converse com os vendedores. Eles irão mostrar i prodotti locali e explicar como prepará-los. Se você gosta de se arriscar na cozinha, alugar um apartamento ou ficar em hostels pode ser uma boa alternativa.

Restaurante badalados?! Não. Pergunte aos moradores locais onde eles costumam comer. Isso pode te livrar dos restaurantes “per stranieri”, os quais muitas vezes não mostram a verdadeira gastronomia local e são mais caros.

Alguns achados para levar essas dicas a sério:

Explorando os sabores italianos por Daniel Gueratto

No mais… olhos, ouvidos e olfato sempre atentos para descobrir preciosidades.

Buon viaggio!

Obrigada pelo post, Daniel!
Fotos: Por Daniel Gueratto

Anúncios

3 comentários sobre “Explorando os sabores italianos

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s