Ladrões de Bicicleta

Ladrões de BicicletaUm verdadeiro clássico do cinema mundial.

Ladrões de Bicicleta (Ladri di Biciclette) foi lançado em 1948, dirigido e produzido por Vittorio de Sica. O roteiro foi baseado no romance homônimo de Luigi Bartolini de 1946. Ainda hoje, é considerado uma das obras-primas do neorrealismo.

O filme foi feito basicamente por atores não profissionais, por opção do próprio Vittorio. A história mostra a Roma no pós-guerra. Antonio Ricci (Lamberto Maggiorani) estava desempregado até que consegue emprego como colador de cartazes, mas para tanto, precisa de uma bicicleta.

Ele havia penhorado a sua, mas sua mulher, Maria (Lianella Carrell), decide penhorar todos os lençóis da família para comprar uma nova. No primeiro dia de trabalho, ele deixa o filho Bruno (Enzo Staiola), que engraxa sapatos, e parte para trabalhar. Enquanto cola um dos cartazes, um ladrão rouba sua bicicleta.

Começa, então, a saga para recuperar a bicicleta, que pode muito bem ter sido desmontada para ser vendida em partes. Antonio, ao perceber que a polícia não dá a mínima para o pequeno furto, parte por toda Roma, contando com ajuda de amigos partidários e até mesmo de uma ‘vidente’, e, claro, do seu filho Bruno.

Ele sabe que a sobrevivência da sua família depende daquela bicicleta, então não tem como não se apegar ao personagem, na esperança de que ele encontre o objeto, não tem como não sofrer com o desespero dele, e do filho também. Todas as esperanças de uma família depositada na bicicleta, que também vira protagonista.

Impossível não se solidarizar com a situação vivida por Antonio e sua família. Indubitavelmente um clássico do cinema. Para assistir.

Foto: Ladrões de Bicicleta (Reprodução)

Anúncios

4 comentários sobre “Ladrões de Bicicleta

  1. Thais disse:

    É verdadeiramente um clássico! Está na lista dos que ainda tenho que assistir, juntamente com alguns da Sofia Loren.
    Baci bella!

    Curtir

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s