Niente Paura

Niente PauraNiente Paura, Come Siamo, Come Eravamo e Le Canzoni di Luciano Ligabue (como somos, como éramos e as músicas de Ligabue), é na verdade um documentário de 2010 do diretor Piergiorgio Gay.

O documentário mostra vários depoimentos de personagens famosos e não da história italiana, cada um contando sua história de vida ou dando testemunhos, através de algumas tragédias que atingiram a Itália (atentados, prisões importantes, terremotos, etc). Ligabue faz a ligação entre essas histórias através de sua música.

A Constituição Italiana também é lida ao longo do documentário. Durante a canção “Non È Tempo Per Noi”, é muito comum Ligabue ou mostrar a Constituição no telão ou imagens de pessoas importantes na história política, econômica, social e cultural da Itália, como políticos, atletas, pensadores, atores, etc.

O foco é nos direitos, não somente os trabalhistas, mas o de decidir o curso da própria vida (exemplificado pelo caso de Eluana Englaro, que ficou em estado vegetativo por 17 anos – a família conseguiu depois de muita luta que a nutrição artificial fosse interrompida), das etnias diferentes, da orientação sexual.

O documentário revive personalidades importantes, como Giovanni Falcone, juíz especializado em processos contra a máfia italiana e assassinado quando estava com sua esposa e seu guarda costa, e seu carro foi explodido criminosamente. Caso semelhante a Paolo Borsellino, advogado que foi morto dois meses depois de Falcone.

Entre outras histórias, a tragédia de Bologna em 1980, a prisão de um chefe da máfia, a importância de se deixar um testamento biológico, a primeira greve de imigrantes e a ideia de que não existe sensação de ‘pertencer’ à Itália, com exceção durante a Copa do Mundo. Entrevistas com Margherita Hack, Paolo Rossi, Don Ciotti, Umberto Veronesi, Carlo Verdone, Javier Zanetti, Fabio Volo, misturados com outros jovens de rostos desconhecidos.

Um documentário que vale a pena para entender um pouco da história italiana e o que pensam os italianos sobre seu país atualmente, seguido sempre da ótima trilha sonora que é Ligabue!

PS.: e com essa ressaca moral pós eliminação da Copa, mais uma vez eu acredito que tenhamos mais em comum com os italianos do que imaginamos…

Foto: Niente Paura (Reprodução)

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s