Vespa: um ícone italiano

Vespa: um ícone italiano por Una lucciola...

Esse fim de semana foi bem italiano, rs.

Eu tive oportunidade de visitar a exposição da Vespa que está rolando no Museu da Casa Brasileira (MCB), em parceria com o Instituto Italiano de Cultura de São Paulo, desde junho e ficará até o dia 3 de agosto.

Vespa: um ícone italiano – História, Cultura e Design é a primeira exposição dedicada à motocicleta aqui no Brasil e apresenta a trajetória do veículo desde a sua criação, no final dos anos 40. Nela, é possível ver alguns exemplares cedidos por colecionadores, museus e pelo próprio fabricante, a empresa italiana Piaggio.

A história da motoneta é contada através de painéis, com uma linha do tempo, fotos e vídeos. Achei bem interessante a parte da exposição que conta sobre a emancipação da mulher no fim da Segunda Guerra. A Vespa se tornou um dos símbolos da independência feminina, pois tanto o nome quanto sua forma são femininos.

Vespa: um ícone italiano por Una lucciola...

A foto acima mostra essa parte da exposição, com o painel ao fundo contando a relação da emancipação feminina com a publicidade da motoneta Vespa.

A Vespa começou a ser produzida na cidade de Genova em 1946, criada pelo engenheiro Corradino D’Ascanio para ser prática e funcional. Por conta das inovações mecânicas, que simplificavam a direção e manutenção, ela se tornou um sucesso após a Segunda Guerra.

Ela chega ao Brasil no final dos anos 50. Entre 1958 e 1964, ela foi produzida pela empresa Panauto, licenciada da Piaggio, mas ela atingiu seu auge apenas nos anos 80 com a Motovespa, e chegou a ter 140 revendas autorizadas espalhadas pelo Brasil.

A exposição é pequena, se não em engano, com quatro ambientes e provavelmente uns 15 exemplares em exposição. Para quem quiser visitar, o MCB funciona de terça a domingo das 10:00 às 18:00. Os ingressos custa apenas R$4,00 (estudantes pagam meia) e aos domingos e feriados a entrada é gratuita ;)

O MCB fica na Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2705 em São Paulo. E eu quero uma Vespa. Como faz? rs

Foto: Vespa: um ícone italiano por Una lucciola…

Anúncios

2 comentários sobre “Vespa: um ícone italiano

  1. Thais disse:

    É realmente charmosa! Meu pai tinha uma dessas lá nos anos 60. Particularmente, sou fã de motos grandes, mas não posso negar que a vespinha marcou época!
    baci bella!

    Curtir

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.