Scialla! (Stai Sereno)

Scialla! (Stai Sereno)Scialla! (Stai Sereno) é um filme de 2011, escrito e dirigido por Francesco Bruni. Foi o filme italiano mais premiado desse mesmo ano. Dois anos depois, foi lançado na França, Japão e EUA. Acho que ele não chegou a ser lançado por aqui.

A comédia conta a história de um ex-professor, Bruno (Fabrizio Bentivoglio), que mora sozinho em Roma e, além de fazer o ghostwriter, escrevendo biografias de outras pessoas, também dá aulas de reforço escolar.

Dentre seus alunos, encontra-se o irreverente Luca (Filippo Scicchitano), de 15 anos. Ele nunca conheceu seu pai e mora com a mãe, que fará uma viagem de seis meses pela África e não poderá levar o filho. Ela pede para que Bruno fique com ele nesse meio tempo.

O professor, que não entende porquê deve ficar com o rapaz, surpreende-se ao saber que Luca é seu filho.

Gente, estou atrofiada, rs. Fazia um tempo que não assistia nenhum filme italiano e vou falar que não foi fácil, especialmente nas falas de Luca, rs. Acho que ele fala em dialeto na maioria das vezes – romanos costumam usar o “che stai a di’, che stai a fa'”, etc. Inclusive, o título do filme é um gíria de origem romana.

Scialla, aparentemente significa o mesmo que a famosa expressão inglesa take it easy, algo como “vai com calma/relaxa/tranquilo”. Expressão italiana muito, mas muito usada pelos adolescentes. Também pode vir escrita como shalla.

Apesar de ter passado por uns momentos em branco, entendendo a cena apenas pelas imagens (rs), eu consegui entender o todo. O que poderia ser um clichê, a construção da relação perdida entre pai e filho, não é. Acho que Francesco Bruni fez isso de forma muito simples, delicada e eficaz.

Certamente, vale a pena assistir.

Foto: Scialla! (Reprodução)

Anúncios

2 comentários sobre “Scialla! (Stai Sereno)

    • Isabela disse:

      Ciao, bella!
      Não espere, pois é provável que não chegue. Ele já se encontra disponível pela internet ;)
      Baci e buona giornata!

      Curtir

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s