La Festa di Santa Domenica

La Festa di Santa Domenica a ScorranoDepois de ver as fotos dessa festa, eu quase desisti da vida, sério! rs

Momento revolta com Deus: por que eu não nasci rica, POR QUÊÊÊÊÊ?! rs

A festa em questão é para Santa Domenica e acontece na comuna de Scorrano em Lecce. Ela acontecia tradicionalmente todos os anos dos dias 5 a 7 de junho, mas por conta da popularidade e notoriedade, ela se estendeu até o dia 9.

A Santa é a padroeira da cidade. A festa se tornou tão famosa pelo mundo que rendeu à cidade o título de “Capital Mundial das Luminárias”. Para ver imagens da festa do ano passado, clique aqui.

Por que luminárias?

Diz a lenda que a Santa Domenica apareceu para uma senhora nas muralhas da cidade (mais precisamente na Porta Terra), dizendo que libertaria seu povo da peste, que estava acabando com a população, tornando-se a protetora de Scorrano.

A Santa pediu para a senhora contar o sonho para o abade e que como testemunho da veracidade da história, ela curaria todos os enfermos e quando curados, eles deveriam espalhar o milagre acendendo lâmpadas a óleo nas janelas. Em pouco tempo, a cidade brilhava por conta das lâmpadas e a peste erradicada.

Desde então, durante a novena em preparação à festa, o povo acende lamparinas nas janelas em memória desse episódio.

Curiosamente, Scorrano é mundialmente conhecida por ter os melhores mestres de luminárias, exportando para Japão, Estados Unidos, Alemanha, entre outros. Atualmente, as lâmpadas incandescentes foram substituídas por LED.

Todos os anos, os mestres montam uma estrutura de madeira recoberta pelas ‘lâmpadas’, recriando vários monumentos famosos, como a Torre Eiffel, o Coliseu, a Tower Bridge, ou simplesmente castelos, torres, catedrais, túneis. Além das luminárias, a festa também conta com um grande show pirotécnico.

Dizem que o sul da Itália é um outro mundo. E se você tiver a oportunidade de estar por lá na época dessa festa, sem dúvidas, deve valer muito a pena prestigiá-la porque só de ver as fotos, eu fiquei me remoendo por dentro, rs.

E eu sempre digo, independente de sua religião ou do que você acredita, certas coisas são muito mágicas.

Foto: Festa di Santa Domenica (Reprodução)

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s