Castello di Sammezzano

Castello di SammezzanoQuase chiliquei (rs) ao ver as fotos desse lugar. Sério. Vontade de ligar correndo em uma agência turística e falar: “me vê o próximo voo para Itália agora que eu estou vendendo um rim…” #dramas, rs.

Deem uma olhada nessas fotos. De tirar o fôlego!

O Castello di Sammezzano fica nas redondezas de Leccio, na comuna de Reggello (ainda na província de Firenze), Toscana. Feito em estilo mouro, ele foi construído em 1605 por um nobre espanhol, Ximenes de Arago. Porém, somente no século 19 que ele ganhou suas características árabes como é conhecido hoje.

O Castello chegou a hospedar até mesmo o rei da Itália, Umberto I, em 1878. Depois da Segunda Guerra, virou um hotel de luxo até ser fechado nos anos 90 e ficar abandonado por quase 20 anos, estando vulnerável ao vandalismo. Em 2012, no entanto, foi elaborado o Comitato FPXA 1813-2013, que tem como finalidade divulgar e valorizar o local.

FPXA é um acrônimo de Ferdinando Panciatichi Ximenes d’Aragona, que herdou o castelo e foi uma figura chave para a cultura e política de Firenze quando esta foi capital da Itália. Ferdinando viveu e morreu na propriedade e passou 40 anos planejando, financiando e construindo esse castelo exótico, que se tornaria um dos maiores exemplos de arquitetura oriental na Itália.

São 365 quartos, um para cada dia do ano, e cada um é diferente do outro e com um nome próprio – quarto branco, pavão, amantes, estalactites etc – e nos espaços que ligam um ao outro, existem ainda esquinas, janelas, labirintos, nichos escondidos. O castelo inteiro é um labirinto de azulejos absolutamente lindos, cada um montado de forma única.

O parque, que o cerca, é um dos mais vastos da Toscana, com 450 acres, sua arquitetura também mantém o estilo mouro em suas pontes, gruta artificial, fontes e outras decorações. Ele também apresenta uma boa variedade vegetal, incluindo araucárias, acácias e o grupo mais numeroso de sequoias gigantes da Itália, com 57 exemplares adultos, todos com mais de 35 metros.

Infelizmente, no momento, não é possível visitar o castelo. Acho que porque ele está passando por reformas. Ainda assim, existem alguns eventos que acontecem lá e acredito ser possível participar, já que são anunciados no site oficial – inclusive, vai rolar um nesse final de semana. Fica a dica para quem se encontra na Toscana.

E eu fico esperando por aquele momento da minha vida que aparece a seguinte legenda: “alguns anos depois…” e eu rica, aventurando-me pela Itália sem me preocupar com as contas a pagar! rs

Fotos: Castello di Sammezzano (Reprodução)

Anúncios

3 comentários sobre “Castello di Sammezzano

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s