Pasolini Roma

Do dia 15 de abril até o dia 20 de julho, Roma receberá e exposição Pasolini Roma.

Três capitais europeias, Barcelona, Paris e Berlim, se juntam a Roma para realizar um projeto inovativo sobre a figura de Pier Paolo Pasolini, nascido na Bologna em 1922. Considerado um intelectual do século XX que conseguiu reinterpretar a imagem de Roma de forma poética.

Para ele, Roma não foi apenas um cenário cinematográfico ou um lugar para morar. Com essa cidade, ele teve uma relação passional, feita de uma mistura de sentimentos entre amor e ódio, de fases de atração e rejeição, da vontade de se afastar e o prazer em voltar.

É em uma Roma difícil logo que ele chega, de uma língua que não o pertencia, da falta de recursos financeiros, que ele encontra, sem precisar buscar, os assuntos de seus primeiros romances e filmes. Logo em seguida, para o Pasolini, homem público e analista da evolução da sociedade italiana, Roma será o seu principal ponto de observação, seu campo de estudo, de reflexão e de ação permanente.

Mais tarde, essa mesma Roma será o palco que o transformará em bode expiatório, o homem para ser derrubado, por conta da diversidade e da radicalidade de suas ideias em relação à sociedade italiana.

A exposição está organizada em seis seções em ordem cronológica, desde a chegada do escritor a Roma em 1950 até a noite de sua morte trágica em Ostia, em novembro de 1975. Através das seções, o visitante poderá traçar o percurso de sua incrível criatividade: os lugares que ele habitou, onde ambientou seus romances e filmes, a poesia, o cinema, os amigos, os amores, as lutas e os empenhos na cidade. Os desenhos e as pinturas dele, seus autorretratos.

Nenhuma outra mostra sobre Pasolini reuniu de uma só vez tantos materiais sobre ele, muitos que até então eram inéditos. Quem quiser, pode ver um vídeo mostrando a exposição aqui.

site oficial é incrível! Para nós, que não podemos estar em Roma para ver tudo pessoalmente, ele traz um excelente resumo do que é a exposição, contando a história de Pasolini ao longo dos anos, com fotos e vídeos! Fantástico!!! Espero que ele não saia do ar com o fim da exposição!

Para maiores informações sobre a exposição em si (assim como adquirir ingressos online), visite esse site.

Se alguém estiver em Roma no período da exposição, recomendo muitíssimo! Parece ser muito interessante ;) Alguém aí, querendo me levar? rs

Foto: Pasolini Roma (Reprodução)

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s