Para assistir [1]

Não sabe o que fazer nesse restinho de feriado? Bem, aqui vão algumas dicas de vídeos para assistir no YouTube. Infelizmente, alguns não possuem legendas e são em inglês ou italiano mesmo. Ainda assim, são ótimas dicas para quem quiser saber um pouco mais sobre a história e a cultura italianas.

I MediciI Medici, ou Os Médici, foram uma das famílias mais importante na história da Itália. São quatro episódios de 55 minutos cada retratando o domínio de 200 anos que a família teve sob Firenze e a sua grande importância durante o Renascimento.

O documentário é em inglês e existe a legenda automática em inglês ou a de verdade em búlgaro (oi? rs). É interessantíssimo para saber a história dessa família tão influente para o Renascimento.

Clica para ver: parte 1, parte 2, parte 3 e parte 4.

The Power of ArtA série The Power of Art (O Poder da Arte), feita pela BBC, é interessantíssima e retratou dois artistas italianos de grande importância, Bernini e Caravaggio. São dois vídeos de quase uma hora, cada um dedicado a um artista.

Se tiver tempo, recomendo assistir todos da série porque são excelentes!

Felizmente, esses são legendados em português! Para ver o documentário sobre Bernini, clique aqui. Já o do Caravaggio está disponível aqui.

E cada vez eu me lamento mais por não ter ido ver a obra-prima de Bernini. Ah, os motivos para voltar… rs

Alberto AngelaAlberto Angela. Basta procurar qualquer vídeo desse homem para mergulhar em um universo totalmente italiano (ou de outras civilizações antigas também). Um programa interessantíssimo é o Passaggio a Nord Ovest da RAI.

Um dos melhores é esse sobre a Roma subterrânea. Também assisti esse sobre as Terme di Caracalla – maravilhoso! E dando uma procurada pelo nome dele, achei vários outros interessantíssimos que pretendo assistir.

Infelizmente, todos são em italiano e sem legendas.

Il PantheonEsse também é um vídeo do Alberto Angela, mas destaquei porque é simplesmente sobre o meu monumento romano favorito. Não me perguntem porquê. Queria conhecer mais que o Coliseu, rs (é sério!).

Eu amo esse lugar! Para ver o vídeo – e quem sabe também compartilhar desse meu amor, rs -, clique aqui.

LoescherLoescher é uma editora focada em ensino de idiomas para adultos. São mais de 300 vídeos e até onde eu vi, todos eles são voltados para o italiano. Dentre os mais interessantes, eu considero aqueles que abordam alguma cidade, como Siena, Palermo, Milano, Roma…

Normalmente, eles publicam os vídeos sem e com legendas (separados), basta procurar por aqueles com “senza/con sottotitoli”.

Para visitar o canal e se perder nos vídeos, clique aqui.

Fabrizio de AndrèAgora uma dica musical: Fabrizio De André é simplesmente um dos maiores músicos italianos. Eu sempre quis ouvir, mas era meio difícil encontrar suas músicas pela internet (downloads ilegais, quem nunca? rs). Até que esses dias encontrei dois canais no YouTube totalmente voltados ao músico.

Você pode ouvir álbuns inteiros ou faixas. Também é possível encontrar algumas raridades, entrevistas e um programa especial de três horas (sim, você leu certo: TRÊS HORAS) sobre o cantor por conta dos 10 anos da sua morte (já baixei e pretendo assistir).

Para entrar nesse universo de Faber (como era conhecido), clique aqui ou aqui.

Lo scoppio del carroEu falei do scoppio del carro no post de ontem. Um evento que acontece todos os anos em Firenze no domingo de Páscoa. Para quem tiver curiosidade de como é “ao vivo”, basta clicar aqui e ver o vídeo, que também conta um pouco da história dessa comemoração. O vídeo está em italiano.

… … … … …

As duas primeiras dicas foram do leitor Daniel (obrigada!). Se você tiver alguma dica de vídeo, por favor, compartilhe ;)

Fotos: Screencaps dos vídeos (Reprodução)

Anúncios

4 comentários sobre “Para assistir [1]

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s