A cidade estrelada

A cidade de Palmanova

Não é montagem. Essa cidade existe, rs. Confere no Google Maps.

A cidade em questão se chama Palmanova, ou simplesmente Palme em dialeto friulano, e fica na província de Udine, em Friuli-Venezia Giulia, ao norte da Itália. Pequenina, como a foto sugere, com pouco mais de 5 mil habitantes.

Ela é uma cidade fortaleza construída pelos venezianos em 1593 e também é chamada de città stellata ou cidade estrelada por conta de seu formato em estrela de nove pontas. Desde 1960, ela é monumento nacional.

Sua planta é geometricamente perfeita. A sua volta, estão muralhas e fossas, e ela é cortada por seis ruas até o centro, uma praça hexagonal. As portas de acesso são apenas 3: Cividale, Aquileia e Udine. E todos os números que a envolvem são múltiplos de três.

O projeto foi originalmente pensado para ser desenvolvido por ninguém menos que Leonardo da Vinci, mas ele estava ocupado em Milano, então recusou o projeto. Mas dizem que ele chegou a visitar o local. Por fim, o projeto ficou por conta de Giulio Savorgnan e Marcantonio Martinengo, em 1593. Um dos objetivos da cidade era defender a área das invasões turcas.

Palmanova foi realizada para ser a cidade ideal. Sua “data de nascimento” em 7 de outubro de 1593 é também aniversário da vitória de Lepanto contra os turcos em 1571, além de ser a festa da santa da cidade, Santa Giustina. Com a queda da Serenissima di Venezia, a cidade ainda passou pela mão de Napoleão e depois da Áustria e só voltou a ser italiana em 1866.

Uma cidade que foi projetada para acolher até 20 mil habitantes, mas que nunca chegou a esse número. Provavelmente porque ela foi totalmente feita por motivos de guerra, ninguém quis morar em uma cidade assim. Tanto é que a própria Venezia chegou a enviar prisioneiros à cidade para enchê-la. Mas o destino quis que ela nunca fosse invadida.

Os monumentos da cidade não poderiam ser outros que os ligados à sua construção: as três portas de acesso, a Piazza Grande (a praça central), o Duomo di Palmanova, o Civico Museo Storico di Palmanova e o Museo Storico Militare.

Dentro da Piazza Grande existe outro simbolismo, um canal de água que passa por toda a praça e representa a pureza e a segurança oferecida por Palmanova porque ela está circundada de água, afinal, estar envolto por ela significa estar livre do fogo, do incêndio, do apodrecimento e do mal do mundo afora.

Se de um lado eles usavam muralhas para defender a cidade de ataques, por outro, eles usavam uma muralha de água para se defender de forças obscuras, pois por ser símbolo de vida, repelia a morte.

“La fratellanza è la principale conseguenza dell’eguaglianza, della libertà e della giustizia”
“A irmandade é a principal consequência da igualdade, da liberdade e da justiça”

Essa é uma das seis frases que se encontra pelos pedestais da Piazza Grande.

Não preciso nem mencionar que entrou na minha lista, né? rs Agora, eu só preciso de 3 anos, 8 meses e 23 dias para conhecer tudo que eu quero na Itália, hahahaha.

Fotos: Palmanova (Reprodução)

Anúncios

3 comentários sobre “A cidade estrelada

  1. Thais disse:

    Ciao bella!
    Contagem regressiva, hein?
    Você me surpreende a cada post, juro que eu nem imaginava que existia uma cidade assim, principalmente na Itália amada… lindo!
    Que o universo conspire a seu favor!
    Baci e un buonissimo fine settimana!

    Curtir

    • Isabela disse:

      Ciao, bella!
      Ma non è stupenda?!?!
      Eu surtei quando vi a foto! rs Ah, como eu queria ser rica só para poder pegar um avião como se não houvesse amanhã nem contas para pagar… hahahaha
      Baci e buon fine settimana ache a te ;)

      Curtir

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s