Dolci carnevaleschi

Ressaca de Carnaval? rs

Todo mundo sabe que a Itália é um país que aprecia muito o ato de comer. Algumas datas comemorativas têm seus pratos ou doces especiais. Acontece no Natal, na Páscoa e, claro, no Carnaval.

Então pega essa quarta de cinzas que está por vir e cura essa ressaca com alguns doces de Carnaval! rs Eu mesma vou ver se consigo fazer algum deles. Não pela ressaca porque eu não bebo, mas pela gordice mesmo! Hahahaha

Existem os doces que são fermentados, como é o caso da schiacciata alla fiorentina, que é uma torta difusa principalmente na Toscana; o berlingozzo, também típico da Toscana, que é parecido com uma rosca que vai ao forno; e o krapfen, que pelo nome você já percebe que é de origem germânica, logo, é difuso mais no Alto Adige, região próxima da divisa com Alemanha e Áustria, é um doce parecido com o nosso “sonho”.

Os mais tradicionais mesmo são os fritos.

Existem as bolinhas fritas (tipo o nosso bolinho de chuva), que às vezes são recheadas como: castagnole, difuso por toda Itália e bem tradicional do Carnaval; a frìtola, típica da região veneziana, e a frittella, típica de Mantova, mas ambas nada mais são do que uma variação das castagnole. A diferença é que alguns podem ser recheados.

Existem os caragnoli e rosacatarre, que são os doces típicos de Molise, preparados tanto no Carnaval quanto Natal, nos quais a massa é feita de ovo, farinha e óleo, e fica parecendo uma flor e recoberta com mel.

As outras são as massas fritas que ficam em formato de anel, como as ciambelle di Carnevale, as famosas rosquinhas, ou as próprias zeppole, que falarei em breve no blog, mas que são mais tradicionais no dia de São José.

E por fim, os doces fritos recobertos com mel, como os arancini di Carnevale (foto), típicos da região das Marche, e a cicerchiata, tradicional das regiões de Abruzzo, Marche, Molise e Umbria.

Sentiu-se inspirado?

Simples, basta visitar o site Ricette della Nonna para ver receitas dos doces de Carnaval. Se não bater aquela preguiça pós-Carnaval e eu fizer alguma das receitas, ela entrará no blog ;)

Foto: Arancini di Carnevale (Reprodução)

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s