Roteiro: Florença em 1 dia!

Roteiro de 1 dia em Florença por Una lucciola...Resolvi começar com um desafio (Firenze em 1 dia, oi???? rs), mas que seria mais fácil para mim porque é a cidade que eu mais conheço por ter morado lá – apenas um mês :'(

Se você terá apenas um dia na cidade berço do Renascimento, muita força nessa peruca porque seu dia será corrido, rs.

Manhã

De todo coração (rs), aconselho você a visitar pelo menos um dos museus mais importantes de Firenze: a Accademia (onde está o Davi de Michelangelo) ou os Uffizi (onde estão O Nascimento da Vênus e A Primavera de Botticelli, entre milhares de outras obras de arte importantes).

Ambos abrem às 8:15 e fecham às 18hs, e são fechados às segundas. Aliás, por muita coisa funcionar domingo, muitos pontos turísticos optaram por fechar segunda – portanto, atenção aos horários.

Para evitar fila, assegure-se de comprar os ingressos online (Accademia, aqui e Uffizi, aqui). Se sua intenção é apenas ver o Davi na Accademia, uma hora será suficiente, do contrário, separe duas para esse passeio. Nos Uffizi, pelo menos duas horas – a não ser que queira ver apenas os quadros de Botticelli, o que seria um desperdício.

Ainda pela manhã, siga em direção ao Duomo. Da Accademia, ele fica a poucos metros, é possível ver sua cúpula da rua do museu. Dos Uffizi, ele fica um pouco mais longe. Entre na Catedral (é gratuito) e não se esqueça de dar alguns passos mais a fundo antes de querer voltar, rs. Na primeira vez que entrei, achei tudo tão simples – até me aproximar do altar principal. Sinta a magia que envolve toda a história da cúpula ;)

Pausa pranzo! Uma pausinha para almoço. Para mim, a bistecca alla fiorentina é a grande pedida da vez, um verdadeiro orgulho dos florentinos, então #ficadica! rs

Tarde

Se quiser muito ir tanto à Accademia quanto aos Uffizi, esse é o momento. Do contrário, meu conselho é caminhar :)

Do almoço, vá para o Mercato San Lorenzo, fica muito próximo ao Duomo (clica para ver no Google Maps). Dê uma volta, faça umas comprinhas e barganhe com os brasileiros que existem por lá, rs. Se estiver no clima, entre na Basílica, mas tem que pagar (na época, em 2010, era tipo uns €3,00 – agora deve estar um pouco mais caro, mas nem tanto assim).

Pausa gelato! rs – pelo centro existem várias “gelaterie”, escolha uma e prepare-se para desejar a morte em forma de gelato! rs

Caminhe pelas ruas do centro em direção a Loggia del Mercato Nuovo (veja como chegar), passando antes pela Piazza della Reppublica. Na Loggia, ao ver o Porcellino, faça um pedido e esfregue sua mão no focinho dele para voltar a Firenze (e ficar mais dias! rs). Mais opções de compras por aqui. Várias barraquinhas para barganhar lembrancinhas! rs

Seguindo mais a frente, pela esquerda, você encontrará a Piazza della Signoria, se você esteve nos Uffizi de manhã, já passou por aqui. Veja a réplica do Davi (que não chega aos pés do original), e a Loggia dei Lanzi, onde estátuas originais ficam a céu aberto, sendo possível até tocá-las (mentira, rs. Não faça isso, respeite a arte)! A mais conhecida, provavelmente, é o Ratto delle Sabine – incrível!

Também aproveite para ver o imponente Netuno, que no começo desse ano foi depredado e aprecie o Palazzo Vecchio, prefeitura da cidade. De lá, siga pela Galleria degli Uffizi, observe as estátuas de todos os grandes artistas italianos que marcaram época. Saindo de lá, vire à direita e você já poderá ver a Ponte Vecchio.

Caminhe por ela e veja toda a ostentação do ouro (rs). De lá, prepare-se para uma boa caminhada (1,3km) até o Piazzale Michelangelo (caminho). Se estiver muito cansado, pegue um ônibus após atravessar a Ponte, mas eu posso garantir que nada equivale à caminhada!

Noite

Para fechar um lindo dia, nada como um pôr do sol com uma das mais belas vistas do mundo! A vista que você terá do Piazzale é de tirar o fôlego. Se for verão, faça um piquenique (não vai pagar carão, é sério! rs) ou simplesmente curta algum músico tocando algo animado e várias pessoas sentadas na escada ouvindo. Se não for, apenas admire o local, é o suficiente para ser inesquecível!

Para fechar à noite, eu pediria uma pizza. Minha recomendação é o I Matti, próximo ao Duomo, mas acredito que você estará bem serviço em qualquer lugar!

Dois dias?

Se forem dois dias ao invés de um, eu simplesmente faria as coisas com mais calma e iria na Accademia em um dia e nos Uffizi no outro (sempre de manhã, mesmo com ingressos comprados, você ainda evita filas de pessoas com ingressos). E em uma das tardes, antes de subir ao Piazzale, incluiria uma visita ao Palazzo Pitti e/ou os jardins de Boboli ;)

… … … … …

Puxado, né? Por incrível que pareça, por mais que você fique um mês em Firenze: você vai sair de lá querendo mais, talvez sem saber exatamente do quê, mas vai querer mais porque não, Firenze nunca será demais na sua vida! ;)

Foto: Vista do Piazzale Michelangelo (Reprodução)

Anúncios

12 comentários sobre “Roteiro: Florença em 1 dia!

  1. Fátima Toutonje Mitozo disse:

    Obrigada Isabela,suas dicas foram muito importantes, irei a Itália em março, vou ficar 1 dia e meio em Florença, mas antes irei a Milão e Veneza depois a Roma e Pisa.

    Curtir

    • Isabela disse:

      Olá, Fátima!

      Espero que possa aproveitar as dicas do roteiro ;)
      Que você tenha uma excelente viagem e aproveite ao máximo seus dias na Itália!

      Abraços!

      Curtir

  2. Taciane disse:

    Otimaaasss dicas!! Estou indo com meu namorado para la daqui duas semanas, chegamos as 18:30 de um dia e saimos as 22:00 do outro.. Ja marquei todos os pontos de interesse com base no seu e em outros roteiros! muito obrigada mesmo! Tem alguma dica do que fazer nesse finzinho de tarde/noite?

    Curtir

    • Isabela disse:

      Olá, Taciane!

      Que bom que as dicas foram úteis! Espero que aproveite ao máximo seu um dia em Florença. A cidade é linda demais, certamente irá querer voltar ;)

      Olha, eu aconselho muito uma caminhada pelo rio Arno e se possível, fique no Piazzale Michelangelo para ver o por do sol de lá. É uma vista incrível!

      Aproveite bastante! Tenho certeza de que você vai amar!

      Abraços!

      Curtir

  3. Leticia disse:

    Olá!! Obrigada pelas dicas! Vou ficar em um B&B a 300 m da estação de trem, poderia me dizer se é um bom local para se locomover e fazer os passeios a pé? Vamos ficar somente um dia, chegamos no final da tarde e saímos no outro dia no final da tarde. Quero aproveitar o máximo! Alguma recomendação de hotel ou um melhor local para ficar? Abçs!

    Curtido por 1 pessoa

    • Isabela disse:

      Olá, Letícia!

      Sim, estando perto da estação Santa Maria Novella, é bem fácil se deslocar até o centro. Da estação até a Piazza Duomo, são menos de 5 minutos a pé, então pode ficar tranquila que você estará perto de tudo. Eu fiquei mais ou menos nessa distância e fazia tudo a pé. Não há necessidade de usar ônibus, acredite!

      Espero que tenha ajudado!
      Boa viagem! ;)

      Abraços!

      Curtir

  4. Leticia disse:

    obrigada Isabela! Agora que comecei a pesquisar melhor sobre a cidade já estou pensando em alterar meu roteiro e ficar dois dias em Florença e um dia em Veneza. Como é linda Florença! Quantas atrações!!
    Vamos sair Berlim de avião com destino a Veneza. O único problema é que assim chegaríamos em Florença em uma segunda-feira e nesse dia os museus estão fechados. Alguma sugestão de passeios para segunda? Abraços!

    Curtir

    • Isabela disse:

      Olá, Letícia!
      Florença é uma cidade linda e se você puder ficar mais, vale a pena.
      Acho que para a segunda, você pode fazer um passeio pelo centro histórico, como um reconhecimento, passando até mesmo pelo Mercato Centrale. Provavelmente, as igrejas devem ficar abertas, com raras exceções. Passeio pela Ponte Vecchio e vá até o Piazzale Michelangelo. Se não for nem a primeira nem a última segunda do mês, o Giardino di Boboli estará aberto, uma ótima opção também.
      Acho que é mais andar e conhecer a cidade mesmo, sem pressa. Deixe para fazer os museus no dia seguinte, com mais calma!

      Com certeza você vai amar Florença!
      Abraços!

      Curtir

  5. Thayná disse:

    Oie Isabela, muito legal as suas dias. O que vc acha de passar uma tarde em Porto Ercole? Muito corrido? Vale a pena? Qual a praia próxima mais bonita para ir na sua opinião?

    Curtir

    • Isabela disse:

      Olá, Thayná!

      Depende de quanto tempo vc vai ficar por lá. Se for apenas um dia mesmo, aconselho vc ficar em Florença porque a cidade tem muita coisa pra ver.

      Se for mais dias, o pessoal costuma ir pra Livorno ou Viareggio. Se estiver com tempo, recomendo pegar um trem pra La Spezia, que fica a umas 3 horas de Florença, mas tem a bela paisagem de Cinque Terre.

      Se puder, veja esse artigo que menciona as 10 praias mais bonita da Toscana: http://www.greenme.it/viaggiare/europa/italia/toscana/14032-spiagge-toscana

      Abraços!

      Curtir

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s