Villa Taranto

Um lugar que parece o paraíso!

A Villa Taranto fica em Verbania, na região de Piemonte. Seus jardins botânicos ficam próximos da margem do Lago Maggiore, entre as partes de Pallanza e Intra. Eles têm cerca de 16 hectares, que abrigam milhares de plantas.

Os jardins nasceram graças a um escocês, Capitão Neil Boyd Mc Eacharn, apaixonado pela botânica e pela Itália, país que visitou pela primeira vez aos oito anos. Em 1929, ele começou a procurar por toda a Itália terrenos que pudessem abrigar um jardim. Em 1930, ele conseguiu a propriedade próxima ao Lago Maggiore. Logo, começou os trabalhos, mas o mais delicado deles foi trazer as espécies – de toda a parte do mundo.

Em 1939, tendo que deixar o país por conta do início da Segunda Guerra, ele doou a propriedade ao Estado, com a condição de que permanecesse privada. Ele confiou os jardins ao amigo administrador e advogado Cappelletto, e com muita dor no coração, o capitão se refugiou na Austrália.

Com o fim da guerra, ele voltou ao local e a pedido de amigos, abriu-o para o público em geral. Em 1963, ele recebeu a cidadania honorária da cidade de Verbania, mas faleceu em 1964 na varanda que dá de frente aos jardins.

A Villa Taranto abriga mais de 1000 espécies de plantas não nativas e cerca de 20000 espécies de valor botânico. Os jardins são subdivididos em várias partes, como os jardins de terraço, herbários, estufas etc. A Villa não é visitável e desde 1996 é a sede da prefeitura de Verbano Cusio Ossola. Dentro dos jardins, também existe o mausoléu do Capitão, que foi construído em 1965.

Os jardins foram muito danificados por conta de um tornado que atingiu Verbania em agosto de 2012, desenraizando quase 800 plantas e destruindo as estufas. A Villa Taranto foi obrigada a fechar mais cedo (normalmente, fecham no dia 1º de novembro) para reparar os danos.

Esse ano os jardins ainda estão fechados e ficarão abertos entre 19 de março e 2 de novembro. Os preços para essa temporada são de €10,00 por pessoa. Em grupos grandes (de 21 a 100 pessoas), os preços são menores. E jovens de 6 a 14 anos pagam €5,50.

Os jardins ficam abertos todos os dias das 8:30 às 18:30, inclusive em feriados. Em outubro e novembro, o horário passa das 9:00 às 16:00 (por conta do fim do horário de verão). Eles recomendam de uma a uma hora e meia para visitar tudo.

Para os que pretendem ir de carro ou ônibus, o local oferece estacionamento gratuito.

“Um belo jardim não precisa ser grande, mas deve ser a realização do seu sonho mesmo que tenha apenas alguns metros quadrados e se encontra em uma sacada” – Capitão Neil Mc Eacharn

Não preciso nem mencionar que está na lista, né? Acredito que uma boa época para visitar seja maio, porque é o início da primavera.

Fotos: Villa Taranto, Verbania (Reprodução)

Anúncios

2 comentários sobre “Villa Taranto

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s