Certosa di Pavia

Certosa di Pavia

Certosa di Pavia é o nome de uma comuna italiana, que recebeu esse nome exatamente por conta desse complexo monumental acima, que inclui um mosteiro e um santuário.

Suas obras começaram por volta do século XIV, por promessa de Gian Galeazzo Visconti, senhor de Milano, e terminaram quase dois séculos depois. Por conta disso, esse monumento apresenta vários estilos, entre eles o gótico e o renascentista. A posição do monumento era estratégica na época: na metade da estrada para Milano, capital do ducado, e Pavia, a segunda cidade em importância, onde o duque cresceu e onde ficava a sede da corte.

A promessa para a construção da Certosa aconteceu por conta da gravidez da mulher de Gian Galeazzo Visconti, Caterina Visconti. Na sua primeira, uma filha nasceu, mas morreu em junho de 1385. Próximo do novo parto, em janeiro 1390, desejando que nascesse um menino, ele fez uma promessa de construir a Certosa em Pavia, caso se Caterina sobrevivesse ao parto. Nasceu um menino, que no entanto morreu, mas Caterina se salvou e eles mantiveram a promessa.

O monumento também abriga o Museo della Certosa di Pavia e a base da polícia italiana, conhecida como Carabinieri.

A fachada da Certosa é feita com decorações típicas lombardas e sua planta é igual a da igreja Santa Maria del Carmine em Pavia, só que em maiores dimensões. O interno é em formato de cruz dividida em três naves. Além de inúmeras obras de artes, encontram-se também alguns monumentos fúnebres, inclusive o do seu fundador, Gian Galeazzo Visconti, que é lindíssimo.

O local também conta com dois claustros, um menor e outro maior. O chiostro piccolo foi realizado pelos irmãos Cristoforo e Antonio Mantegazza, na parte interna, e Giovanni Antonio Amadeo, na parte externa. Ele ligava partes como a igreja, a biblioteca e o refeitório. Já o chiostro grande tem cerca de 25x100m e atualmente o claustro possui 24 celas ou casinhas, habitação dos monges, cada uma com três ambientes e um jardim.

A Certosa di Pavia é enorme e as fotos de dentro são lindíssimas e os claustros também. E o que mais me impressionei, quando fui dar uma pesquisada na distância de Milano, é que fica a apenas 19 minutos de trem. DEZENOVE minutos! Muito perto.

Portanto, se você está em Milano e tiver uma manhã ou tarde livre, visite a Certosa di Pavia. Certamente, deve valer a pena visitar. Está na minha checklist (de mais de 1473276623 itens, rsrs). Quem sabe um dia, não muito distante desse? rs Magari!*

*Magari = quem dera
Fotos: Certosa di Pavia (Reprodução)

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s