Inferno: livro

Inferno por Dan Brown

Inferno se passa nada mais, nada menos do que em Firenze, a amada cidade do poeta Dante Alighieri, em torno do qual a história gira. Para ser mais precisa, gira em torno de sua maior obra, A Divina Comédia.

Na narrativa, o professor Robert Langdon acorda baleado e desnorteado. Além de não se lembrar de nada do que aconteceu nas últimas 36 horas de sua vida, ele acorda na cidade do Renascimento.

Em uma fuga frenética para salvar sua vida, ele acaba contando com a ajuda de uma médica inteligentíssima, Sienna, para impedir que uma peste se espalhe. A primeira pista é a pintura de Botticelli chamada La Mappa dell’Inferno, que retrata os nove círculos do Inferno de Dante.

Com a ajuda da médica, os dois saem correndo por volta da belíssima cidade de Firenze, grande inspiração do poeta, passando também pela romântica Venezia e enquanto também tentam salvar suas vidas.

… … … … …

Bom, a narrativa segue a mesma dos livros anteriores de Brown, logo, se você não é fã do estilo do autor, também não irá gostar desse.

Eu achei que o enigma girando em torno da Divina Comédia foi realmente muito bem planejado, é realmente interessante como o autor consegue juntar tantos detalhes de tantas obras de arte de forma inteligente e surpreendente.

Eu também gosto do modo como ele conta detalhes das histórias de outras obras de arte ou curiosidades sobre elas.

No entanto, senti que Dan Brown parece estar perdendo seu ‘toque’. Em Símbolo Perdido, seu antecessor, a história é eletrizante, mas o autor peca nas últimas 100 páginas do livro, nas quais debate de forma longa e cansativa a religião, o que foi totalmente dispensável.

Em Inferno, no entanto, ele torna o livro em si cansativo. Com detalhes demais, ele divaga e volta, divaga e volta, tornando a leitura por vezes maçante. Normalmente, leio seus livros em questão de horas, mas nesse aqui demorei alguns dias porque lia um pouco e me cansava.

E no fim, achei que diferentemente de Símbolo Perdido, ele correu demais com o desfecho, como se precisasse terminar o livro agora. Desnecessário. Acho que poderia ter dado mais alguns detalhes e fechado a história de forma mais interessante.

Ainda um bom livro? Sem dúvidas, mas se você estiver acostumado a ler seus livros em um só fôlego, pode sentir falta disso em Inferno.

Foto: Inferno por Dan Brown (Reprodução)

Anúncios

2 comentários sobre “Inferno: livro

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s